domingo, 10 de abril de 2016

Resumo de Direito Internacional Publico - Pablo Laranja

Direito internacional
Aula 1
Professor: Roberto

CF 4, 49, 84,e 12
LINDB art. 7˚ a 17 ( parte de direito internacional privado
Lei 6815/80 estatuto do estrangeiro
Deportação é por estrangeiro que não cometeu o crime. Se envolveu crime havendo conduta ilícita: crime no brasil expulsão , extradição, competência do STF que analisa o caso de extradição.

Características do direito internacional publico 
Quando fala de direito internacional publico fala sobre estados soberanos e ou organizações internacionais.
Fundamentos
·         O direito ou direito das gentes se fundamenta no consentimento.
·         Tem como principio fundamental o pacta sunt servanda. Principio que diz que o que foi combinado deve ser cumprido,  no direito internacional público a razão de ser e a soberania, que quer dizer que e diferente de democracia.
Ex: Se o País é reconhecido soberano pelos demais, não existe nada acima dele e não é obrigado a fazer acordo ou aceitar nada de ninguém.

O direito internacional publico é todo baseado no consentimento, só faz o que quer só faz se concordar com aquilo.
Em razão da soberania, não existem órgãos centrais que e aquele super. Poder legislativo que cria poderes para todo mundo, não existe uma policia judiciaria que vai prender que vai mandar em todos os países.
Questão: se soberania garante que e cada um por si e Deus para todos, como os países se relacionam? Como faz para um país fazer acordo se tratarem?
R: vem o pacto sunt servanda, e quando um país se aproxima um do outro e resolve fazer uma acordo para os dois assinam, é a boa fé entre os países, combinou esta valendo.
Reciprocidade é o que o jeito que se trata será o jeito que eu trato o outro.
Ex: nos brasileiros temos que tirar o visto, porque os nortes americanos exigem visto para os brasileiros, assim como eles tem que tirar o visto também para vir ao Brasil. A reciprocidade coloca os países em pé de igualdade .
Tem um estatuto no direito internacional publico o art 38:
·         Convenções internacionais (fontes primarias )
·         Costume internacional (fontes primarias)
·         Princípios gerais do direito (primarias )
·         Doutrina internacional (secundarias)
·         Jurisprudência internacional (secundaria)

1-      Tratados

São acordos internacionais concluídos e por escrito entre estados ou entre estados organizações regidos pelo direito internacional, quer constem de um instrumento único , dois ou mais instrumentos conexos independente de sua dominação especifica.
Questão : só países celebram tratados ?
R: não, podem ser tratados entre convenções internacionais, pode ter tratado entre um país e organização.
Ex: Bolivia e Mercosul. Pode ter entre duas convenções ex: união europeia e Mercosul. 

Competência negocial quem assina os tratados
·         Chefe de estado e de governo ( competência originaria) no brasil a CF de 84 fala que e do presidente da republica.
Questão: se não for presidente ou primeiro ministro quem pode assinar tratados?
terceiros se forem plenipotenciários

·         Plenipotenciário: ministro das relações exteriores que é aquele que não é o presidente nem o ministro, mas recebe uma carta para poder fazer decisões. Normalmente quem vai é o ministro chefe do intamaraty

·         Outros pleniponciários: mediante apresentação da “carta de plenos poderes” qualquer pessoa com essa carta assinada pelo presidente da república

2-      Fontes do direito internacional art. 38 do estatuto da corte de aia .

Corte internacional de justiça conhecida por CUJ
·         Principal tribunal internacional que pertence a ONU
·         Fica na cidade de Haia Holanda, ou países baixos.

Quando acabou a 2˚ guerra os narcisas perderam junto com os chineses , criaram a ONU nos EUA  e cuida da diplomacia de negociação entre países, mas alguém falou que tinha que ter tribunal, no finalzinho de 40 saiu a corte internacional de justiça .
Direito internacional privado
1) Os indivíduos , as pessoas
2) As empresas
3) entidades não governamentais

Ver na prova questão sobre pessoas empresas entidades governamentais e de direito privado

Estrutura dos tratados:
·         Preambulo ele e a apresentação à introdução do tratado, mas não e lei , porque nele não  ha direito e obrigações

·         Parte dispositiva: encerra normas jurídicas, em linguagem apropriada, com a disposição em artigos ou clausulas, aqui onde tem a normas tem cara de lei artigos clausulas aqui a obrigações normas que poderão ser discutidas ate num tribunal internacional.

·         Anexos: são normalmente de índole técnica e, portanto, passiveis de maior mutabilidade aqui se vê como o passaporte como vai ser o que será escrito nele.

Como é a forma do tratado:
1-      Nasce com a assinatura tratado. Vem para o brasil e traduz e encaminha para o congresso que recebe como se fosse um projeto de lei, onde ira para câmara dos deputados, que podem aprovar ou rejeitar tratado. O testo vem para congresso vai para câmara e ela aprova o texto sobe para o senado onde eles apreciam o texto onde podem concordar ou rejeitar, rejeitando ele nunca entra em vigor.

2-      Ratificação do tratado, onde o congresso vai fazer um decreto legislativo recepcionando o tratado

3-      Decreto presidencial, e ato administrativo onde vai promulgar o texto vai dar publicidade ao texto.

O tratado só vira norma quando ele é promulgado, para ser recepcionado pelo direito brasileiro.

Validade jurídica do tratado.
1-      Regra geral ( penal , civil, administrativo, processo) independente de que se tratado ele e de lei ordinária. Tendo essa regra geral 2 exceções.

2-      Tratado de matéria tributária CTN 98 fala que os tratados internacionais em matéria tributaria prevalecem e condicionam o direito brasileiro eles são mais fortes .146 CF

3-      Direitos humanos se o tratado for de direitos humanos apos a EC 45/2004 a regra se tratado for matéria direitos humanos e o rito for de EC votação qualificada e aprovada por 3/5 tendo ele forca de norma constitucional . ex: convenção de NY sobre os direitos de portadores de deficiência que merecem tratamento diferenciado qualificado , e um tratado que brasil assinou em 2008 que quando congresso foi assinar . ex: pacto jose da costa rica.

Costumes  
Trata-se de fonte importantíssima para o DOP e se manifesta como as praticas aceitas pelos Estados como direito aplicável, durante um período razoável de tempo (noção de estabilidade).
Os costumes decorrem do baixo nível de codificação (existência de normas positivas) entre os Estados. Tem pouca norma pouca coisa escrita.
Questão: o que e um costume? é uma pratica tradicional antiguidade , estabilidade .

Divide-se o costume em dois elementos :
Objetivo : e a fixação da pratica como habitual , durante o período razoável de tempo.
Questão: todo costume e valido? Nem todos costumes podem ser guardados. Ex: judeus e adventistas que não trabalham não podem fazer nada no sábado.
Subjetivo: aceitar pelos estados ( opnio juris) que é convencimento acerca da conduta , sem resistência por outro lado, costume selvagem e o repentino. Ex: povos de origem islâmica onde homens e mulheres tem direitos diferentes, no Brasil diz que todos são iguais perante a lei . 

Personalidade internacional
Pessoas jurídicas de DIP são:
a)      Estados soberanos ( originais )
b)      Organizações internacionais ( derivado )
obs individuais em empresas não possuem personalidade

Estado soberano
Estado como personalidade jurídica de DIP e composto de 3 elementos , para que seja conhecido como um pais :
a)      Base territorial
b)      Comunidade humana neste território
c)      Forma de governo são subordinada a terceiros

Questão: qual a importância de ser um país soberano? Poder falar de igual para igual, se não fora soberano nem soberania terá.

Questão: quer dizer que todo mundo que tem território é soberano? Não, ela tem que ser reconhecida.

Território
É a área geográfica sobre a qual o estado exerce jurisdição (conjunto de competências para agira com autoridade. jurisdição é poder, no meu país cuidam eu  quem esta no meu país submete ao meu direito.
Questão: comandante de um navio norte americano foi assassinado no brasil atracado em santos , quem e que vai dar pena ? brasil , tudo usado pelo brasil , onde aconteceu o crime nossa jurisdição tudo nosso.
No brasil, o território é formado pela área terrestre, o mar territorial e o espaço aéreo. Isso é igual ao território. Faixa de mar 12 milhas náuticas e chamado de mar territorial, aquela faixa de mar .
OBS faixa que vai 200 milhas 188 milhas e a zona econômica exclusiva área gigante podendo o brasil explorar essa área tirar riqueza ou fazer pesquisa ex: vegetal , mineral , animal .
Espaço aéreo: Os aviões ate 12 milhas é território brasileiro.
Ex: acidente aéreo na área brasileira o avião sendo de empresa norte americana, qual direito apura e processa? o direito brasileiro. Ex: arfrance.

Art. 12 CF nacionalidade
São brasileiros natos:
a)      Os nascidos na republica federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiro, desde que estes não estejam a serviço de seu pais . ex: nasce uma criança pai e mãe alemã , regra geral ele e brasileiro critério territorial “ius solis” . Exceção se os pais forem estrangeiro e trabalharem para o governo do país deles.
 
b)      Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da Republica Federativa do Brasil.  Dupla nacionalidade,
ex: brasileira , norte americana porque o pai trabalha no banco central , e americana porque nasceu em NY . Tendo dupla nacionalidade.

c)      Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na republica federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo depois de atingidos a maioridade pela nacionalidade brasileira. É feito o registro no consulado .ex: brasileiros moram em paris mas não trabalham para o governo brasileiro estudando,  criança nascendo lá regra geral e francês, mas os pais querem que a criança seja brasileira. O consulado registra ele e brasileiro nato.  Se os pais não fizeram nada e o garoto adulto veio a residir no brasil e optou a qualquer tempo a direito de ser brasileiro .
ler lei 6815 estatuto do estrangeiro .

Direito internacional privado
1)      Direitos da personalidade – sempre coloca alternativa que fala a lei do domicilio lex domicili , onde ele mora.
Questão :L o que e direito da personalidade ? É o direito de família. Ex: nascimento, morte, divorcio, separação, herança, guarda do filho, casamento.

2)      Para empresas ( pessoa jurídica) é sempre do local da constituição da empresa onde ela foi criada registrada e existe .  EX: montei empresa em Madri tudo aplica-se a lei de Madri.

3)      Negócios jurídicos –  local da celebração Exx: contrato testamento é o local da celebração onde esse contrato foi feito ou assinado ou local dos efeitos do contrato.

4)      Entre particulares a eleição do foro e livre , as partes podem escolher o local que ira julgar este contrato esse ato administrativo .














DIREITO INTERNACIONAL

NACIONALIDADE

01.  (X  Exame)  Rafael  é  brasileiro naturalizado  e  casado  com  Letícia,  de  nacionalidade  italiana.
Rafael  foi  transferido  pela  empresa  onde  trabalha  para  a  filial  na  Argentina,  estabelecendo-se com  sua  esposa  em  Córdoba.  Em  02/03/2009,  lá  nasceu  Valentina,  filha  do  casal,  que  foi
registrada  na  repartição  consular  do  Brasil.  De  acordo  com  as  normas  constitucionais  vigentes, assinale a afirmativa correta.
A) Valentina não pode ser considerada brasileira nata, em virtude de a nacionalidade brasileira
de seu pai ter sido adquirida de modo derivado e pelo fato de sua mãe ser estrangeira.
B) Valentina é brasileira nata, pelo simples fato de seu pai, brasileiro, se ter deslocado por motivo
de trabalho, em nada influenciando o modo como Rafael adquiriu a nacionalidade.
C)  Valentina  somente  será  brasileira  nata  se  vier  a  residir  no  Brasil  e  fizer  a  opção  pela
nacionalidade brasileira após atingir a maioridade.
D) Valentina é brasileira nata, não constituindo óbice o fato de seu pai ser brasileiro naturalizado
e sua mãe, estrangeira.

COMPETÊNCIA

02. Jogador de futebol de um importante time espanhol e titular da seleção brasileira é filmado
por um celular em uma casa noturna na Espanha, em avançado estado de embriaguez. O vídeo
é veiculado na internet e tem grande repercussão no Brasil. Temeroso de ser cortado da seleção
brasileira,  o  jogador  ajuíza  uma  ação  no  Brasil  contra  o  portal  de  vídeos,  cuja  sede  é  na
Califórnia, Estados Unidos. 
O juiz brasileiro
(A) não é competente, porque o réu é pessoa jurídica estrangeira.
(B) terá competência porque os danos à imagem ocorreram no
Brasil.
(C) deverá remeter o caso, por carta rogatória, à justiça norte americana.
(D) terá competência porque o autor tem nacionalidade brasileira.

03)  (OAB/FGV/2010.3)  Um  contrato  internacional  entre  um  exportador  brasileiro  de  laranjas  e  o comprador americano, previu que em caso de lití gio fosse uti lizada a arbitragem, realizada pela Câmara de Comércio Internacional. O exportador brasileiro fez a remessa das laranjas, mas estas não  atingiram  a  qualidade  estabelecida  no  contrato.  O  comprador  entrou  com  uma  ação  no Brasil para discuti r o cumprimento do contrato. O juiz decidiu:
(A) extinguir o feito sem julgamento de mérito, em face da cláusula arbitral.
(B) deferir o pedido, na forma requerida.
(C) indeferir o pedido porque o local do cumprimento do contrato é nos Estados Unidos.
(D) deferir o pedido, em razão da competência concorrente da justiça brasileira.

TEORIA DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

04) (OAB/FGV/2011.1) Com relação à chamada “norma imperativa de Direito Internacional
geral”, ou jus cogens, é correto afirmar que é a norma
A-) prevista no corpo de um tratado que tenha sido ratificado por todos os signatários, segundo o
direito interno de cada um 
B-)  reconhecida  pela  comunidade  internacional  como  aplicável  a  todos  os  Estados,  da  qual
nenhuma derrogação é permitida. 
C) aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e aplicável a todos os Estados membros,
salvo os que apresentarem reserva expressa. 
D)  de  direito  humanitário,  expressamente  reconhecida  pela  Corte  Internacional  de  Justiça,
aplicável a todo e qualquer Estado em situação de conflito. 

IMUNIDADE DE JURISDIÇÃO E DE EXECUÇÃO

05. (OAB/FGV/2011.2) A embaixada de um estado estrangeiro localizada no Brasil contratou um
empregado  brasileiro  para  os  serviços  gerais.  No  final  do  ano,  não  pagou  o  13º  salário,  por
entender que, em seu país, este não era devido. O empregado, insatisfeito, recorreu à Justiça do
Trabalho. A ação foi julgada procedente, mas a embaixada não cumpriu a sentença. Por isso, o
reclamante solicitou a penhora de um carro da embaixada. 
Com base no relatado acima, o Juiz do Trabalho decidiu
A-) deferir a penhora, pois a Constituição atribui competência à justiça brasileira para ações de
execução contra Estados estrangeiros 
B) indeferir a penhora, pois o Estado estrangeiro, no que diz respeito à execução, possui imunidade, e
seus bens são invioláveis 
C) extinguir o feito sem julgamento do mérito por entender que o Estado estrangeiro tem imunidade
de jurisdição. 
D) deferir a  penhora, pois o Estado estrangeiro não goza  de  nenhuma  imunidade quando se  tratar
de ações trabalhistas.

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO

06)  (OAB/FGV/2011.2)  Em  janeiro  de  2003,  Martin  e  Clarisse  Green,  cidadãos  britânicos
domiciliados  no Rio  de  Janeiro,  casam-se  no  Consulado-Geral  britânico,  localizado  na Praia  do Flamengo.  Em  meados  de  2010,  decidem se  divorciar.  Na  ausência  de  um  pacto  antenupcial, Clarisse  requer,  em  petição  à  Vara  de  Família  do  Rio  de  Janeiro,  metade  dos  bens  adquiridos pelo casal desde a celebração do matrimônio, alegando que o regime legal vigente no Brasil é o  da  comunhão  parcial  de  bens.  Martin,  no  entanto,  contesta  a  pretensão  de  Clarisse, argumentando que o casamento foi realizado no consulado britânico e que, portanto, deve ser aplicado o regime legal de bens vigente no Reino Unido, que lhe é mais favorável. 
Com  base  no  caso hipotético  acima  e  nos  termos  da  Lei  de  Introdução  às  Normas  do  Direito Brasileiro, assinale a alternativa correta.
A)  O  juiz  brasileiro  não  poderá  conhecer  e  julgar  a  lide,  pois  o  casamento  não  foi  realizado
perante a autoridade competente
B)  Clarisse  tem  razão  em  sua  demanda,  pois  o  regime  de  bens  é  regido  pela  lex  domicilli  dos
nubentes e, ao tempo do casamento, ambos eram domiciliados no Brasil. 
C)  Martin  tem  razão  em  sua  contestação,  pois  o  regime  de  bens  se  rege  pela  lei  do  local  da
celebração (lex loci celebrationis), e o casamento foi celebrado no consulado britânico 
D) O regime de bens obedecerá à lex domicilli dos cônjuges quanto aos bens móveis e à lex rei
sitae (ou seja, a lei do lugar onde estão) quanto aos bens imóveis, se houver.


ESTADO, SOBERANIA E TERRITÓRIO

07)  (OAB/FGV/2012.1)  Após assaltar uma embarcação turística  a  5 milhas náuticas da costa do
Maranhão,  um  bando  de  piratas  consegue  fugir  com  joias  e  dinheiro  em  duas  embarcações leves  motorizadas.  Comunicadas  rapidamente  do  ocorrido,  duas  lanchas  da  Marinha  que patrulhavam a área perseguiram e alcançaram uma das embarcações a 10 milhas náuticas das linhas de base a partir das quais se mede o mar territorial. A segunda embarcação, no entanto, só  foi  alcançada  a  14  milhas  náuticas  das  linhas  de  base.  Ao  final,  todos  os  assaltantes  foram presos e, já em terra, entregues à Polícia Federal.
Com base no caso hipotético acima, é correto afirmar que
A) a prisão da primeira embarcação é legal, mas não a da segunda, pois a jurisdição brasileira
se  esgota  nos  limites de  seu  mar  territorial,  que  é  de  12  milhas  náuticas  contadas  das  linhas  de base.
B)  as  duas  prisões  são  ilegais,  pois  a  competência  para  reprimir  crimes  em  águas  jurisdicionais brasileiras  pertence  exclusivamente  à  Divisão  de  Polícia  Aérea,  Marítima  e  de  Fronteira  do Departamento de Polícia Federal
C) as duas prisões são legais, pois a primeira embarcação foi interceptada dentro dos limites do
mar  territorial  e  a segunda  dentro  dos  limites  da  zona  contígua,  onde  os  Estados  podem  tomar medidas para reprimir as infrações às leis de seu território
D) a  primeira  prisão é ilegal, pois ocorreu em mar territorial, área de  competência  exclusiva  da
Polícia Federal, e a segunda prisão é legal, pois ocorreu em zona contígua, onde a competência
para reprimir qualquer ato que afete a segurança nacional passa a ser da Marinha.


COMPETÊNCIA INTERNACIONAL

08) (OAB/FGV/2012.1) Um jato privado, pertencente a uma empresa norteamericana, se envolve em  um  incidente  que  resulta  na  queda de  uma  aeronave  comercial  brasileira  em  território brasileiro,  provocando  dezenas  de  mortes.  A  família  de  uma  das  vítimas  brasileiras  inicia  uma ação no Brasil contra a empresa norteamericana, pedindo danos materiais e morais. A empresa  norte‐americana alega que a competência para julgar o caso é da justiça americana. 
Segundo o direito brasileiro, o juiz brasileiro
A) tem competência concorrente porque o acidente ocorreu em território brasileiro
B)  não  tem  competência  concorrente  porque  o  réu  é  empresa  estrangeira  que  não  opera  no Brasil
C) não tem competência, absoluta ou relativa, e deverá remeter o caso, por carta rogatória, à
justiça americana
D) tem competência concorrente porque a vítima tinha nacionalidade brasileira


VISTOS

09)  (OAB/FGV/2012.2) A  respeito  da  autorização  de  trabalho  a  estrangeiro  com  vínculo
empregatício no Brasil, assinale a afirmativa correta
A)  Trata‐se  de  ato  administrativo  de  competência  do  Ministério  do  Trabalho,  para  efeito  de
requerimento  de visto  permanente  e/ou temporário,  a  estrangeiros  que desejem  trabalhar  no
Brasil.
B)  O  empregador  deve  se  comprometer  com  o  treinamento  profissional,  mas  não  é  necessário haver  correlação  entre a  atividade  que  o  estrangeiro  exercerá  e  sua  qualificação/experiência anterior
C) O empregador que pretender importar mão de obra deverá manter pelo menos metade das
vagas  da  empresa ocupadas  por  brasileiros,  que  também  devem  responder  por,  pelo  menos,
metade da folha de salários.
D)  Trata-se  de  ato  administrativo  de  competência  do  Ministério  da  Educação,  que  dispensa  a autorização  para o  estrangeiro  que  haja  concluído  curso  de  pós-graduação  stricto  sensu  no
Brasil ou tiver seu diploma estrangeiro revalidado.

10) (OAB/FGV/2011.1) Roberta Caballero, de nacionalidade argentina, está no Brasil desde 2008,
como correspondente estrangeira do jornal “El Diário”, sediado em Buenos Aires. Roberta possui
visto temporário, válido por quatro anos. Em 2011, pouco antes do vencimento do visto, Roberta
recebe um convite do editor de um jornal brasileiro, sediado em São Paulo, para ali trabalhar na
condição de repórter, sob sua supervisão, mediante contrato de trabalho. 
Para continuar em situação regular, é correto afirmar que Roberta:
A-)  deverá  renovar,  a  cada  quatro  anos,  o  visto  temporário  VI  (correspondente  estrangeiro)  e requerer autorização de trabalho a estrangeiro com vínculo empregatício. 
B-)  não  poderá  aceitar  o  emprego,  pois  a  Constituição  Federal,  em  seu  artigo  222,  veda  a
atuação de repórteres estrangeiros em qualquer meio de comunicação social. 
C-)  deverá  apenas  renovar,  a  cada  quatro  anos,  o  visto  temporário  VI  (correspondente
estrangeiro), pois pessoas de nacionalidade de países do Mercosul não precisam de autorização
de trabalho. 
D-) deverá transformar seu visto temporário VI (correspondente estrangeiro) em visto temporário
V  (mão  de  obra  estrangeira)  e  requerer  autorização  de  trabalho  a  estrangeiro  com  vínculo
empregatício. 


EXPULSÃO DE ESTRANGEIRO

11)  (OAB/FGV/2012.2)  Jean  Pierre,  cidadão  estrangeiro,  foi  preso  em  flagrante  em razão  de suposta  prática  de  crime  de  falsificação  de  passaporte  com  o  objetivo  de  viabilizar  sua
permanência no Brasil.
Diante dessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta
A) A fraude para obter a entrada e permanência no território brasileiro constitui motivo suficiente
para  a  expulsão  do estrangeiro,  cabendo,  exclusivamente,  ao  Presidente  da  República,  de
forma discricionária, resolver sobre  a conveniência  e  oportunidade  da  sua  retirada  compulsória do País
B)  O  ilícito  deverá  ser  apurado  no âmbito  do  Ministério  da  Relações  Exteriores,  tornando
desnecessária a instauração de processo administrativo ou inquérito para fins de apuração dos
fatos que ensejam a expulsão
C)  O  mérito  do  ato  de  expulsão  é  analisado  mediante  juízo  de  conveniência  e  oportunidade (discricionariedade), sendo  descabido  o  ajuizamento  de  ação  judicial  para  impugnar  suposta lesão  ou  ameaça  de  lesão  a  direito, devendo,  nesse  caso,  o  juiz  rejeitar  a  petição  inicial  por impossibilidade jurídica do pedido.
D)  A  fraude  para  obter  entrada  e  permanência  no  território  brasileiro  não  é  motivo  para
fundamentar ato de expulsão de estrangeiro.

12) (OAB/FGV/2010.3) Pierre de Oliveira nasceu na França, filho de pai brasileiro (que à época se
encontrava em viagem privada de estudos) e mãe francesa. Viveu até os 25 anos em Paris, onde
se  formou  em  análise  de  sistemas  e  se  pós-graduou  em  segurança  de  rede.  Em  2007,  Pierre  foi convidado por uma universidade brasileira para fazer parte de um projeto de pesquisa destinado a  desenvolver  um  sistema de  segurança  para  uso  de  instituições  financeiras.  Embora  viajasse com  frequência  para  a  França,  Pierre  passou  a  residir  no  Brasil,  optando,  em  2008,  pela nacionalidade brasileira. No início de 2010, uma investigação conjunta entre as polícias brasileira e  francesa  descobriu  que  Pierre  fez  parte,  no  passado,  de  uma  quadrilha  internacional  de hackers.  Detido  em  São  Paulo,  ele  confessou  que,  entre  2004  e  2005,  quando  ainda  vivia  em Paris,  invadiu  mais  de  uma  vez  a  rede  de  um  grande  banco  francês,  desviando  recursos  para contas localizadas em paraísos fiscais.
Com relação ao caso hipotético acima, é correto afirmar que
A-) se a França assim requerer, Pierre poderá ser extraditado, pois cometeu crime comum sujeito
à jurisdição francesa antes de optar pela nacionalidade brasileira.
B-)  a  critério  do  Ministério  da  Justiça,  Pierre  poderá  ser  expulso  do  território  nacional  pelo  crime cometido no exterior antes do processo de aquisição da nacionalidade, a menos que tenha filho brasileiro que, comprovadamente, esteja sob sua guarda e dele dependa economicamente. 
C-) Pierre poderá ser deportado para a França, a menos que peça asilo político 
D-) Pierre não poderá ser extraditado, expulso ou deportado em qualquer hipótese. 


CONVENÇÕES INTERNACIONAIS

13) (OAB/FGV/2012.3) Com base da Carta das Nações Unidas, assinale a afirmativa correta
A) A Assembleia Geral pode expulsar um Estado membro que tenha persistentemente violado os
princípios da Carta das Nações Unidas, ouvido o Conselho de Segurança.
B) Os principais órgãos das Nações Unidas são a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, a
Organização Mundial do Comércio e a Corte Internacional de Justiça.
C) As principais atribuições do Conselho de Segurança são a manutenção da paz internacional
e a liberalização dos fluxos internacionais de comércio.
D) Um Estado não pode se tornar membro da Corte Internacional de Justiça sem antes se tornar
membro nas Nações Unidas.


REGRAS DE CONEXÃO DA LINDB

14)  (OAB/FGV/2012.3)  José,  de  nacionalidade  brasileira,  era  casado  com  Maria,  de
nacionalidade  sueca,  encontrando-se o casal domiciliado no Brasil. Durante a viagem de “lua
de mel”, na França, Maria, após o jantar, veio a falecer, em razão de uma intoxicação alimentar.
Maria, quando ainda era noiva de José, havia realizado testamento em Londres, dispondo sobre
os seus bens, entre eles dois imóveis situados no Rio de Janeiro.
À luz das regras de Direito Internacional Privado, assinale a afirmativa correta.
A)  Se  houver  discussão  acerca  da  validade  do  testamento,  no  que  diz  respeito  à  observância das  formalidades,  deverá  ser  aplicada  a  legislação  brasileira,  pois  Maria  encontrava-se domiciliada no Brasil.
B) Se houver discussão acerca da validade do testamento, no que diz respeito à observância das
formalidades,  deverá ser  aplicada  a  legislação  inglesa,  local  em  que  foi  realizado  o  ato  de
disposição de última vontade de Maria.
C) A autoridade judiciária brasileira não é competente para proceder ao inventário e à partilha
de bens, porquanto Maria faleceu na França, e não no Brasil.
D) Se houver discussão acerca do regime sucessório, deverá ser aplicada a legislação sueca, em
razão da nacionalidade do de cujus.

15) (OAB/FGV/2011.3) Arnaldo Butti, cidadão brasileiro, falece em Roma, Itália, local onde residia e tinha domicílio. Em seu testamento, firmado em sua residência poucos dias antes de sua morte, Butti,  que  não  tinha  herdeiros  naturais,  deixou  um  imóvel  localizado  na  Avenida  Atlântica,  na cidade  do Rio de  Janeiro, para  Júlia, neta de  sua  enfermeira, que  vive  no Brasil. Inconformada com a  partilha, Fernanda, brasileira, sobrinha-neta  do falecido, que  há dois anos  vivia  de  favor no referido imóvel, questiona no Judiciário brasileiro a validade do testamento. Alega, em síntese, que,  embora  obedecesse  a  todas  as  formalidades  previstas  na  lei  italiana,  o  ato  não  seguiu todas as formalidades preconizadas pela lei brasileira.
Com base na hipótese acima aventada, assinale a alternativa correta

A)  Fernanda  tem  razão  em  seu  questionamento,  pois  a  sucessão  testamentária  de  imóvel
localizado no Brasil rege-se, inclusive quanto à forma, pela lei do local onde a coisa se situa (lex
rei sitae) 
B)  Fernanda  tem  razão  em  questionar  a  validade  do  testamento,  pois  a  Lei  de  Introdução  às
Normas  do  Direito  Brasileiro  veda  a  partilha  de  bens  imóveis  situados  no  Brasil  por  ato
testamentário firmado no exterior. 
C) Fernanda não tem razão em questionar a validade do testamento, pois o ato testamentário se
rege, quanto à forma, pela lei do local onde foi celebrado (locus regit actum). 
D)  O  questionamento  de  Fernanda  não  será  apreciado,  pois  a  Justiça  brasileira  não  possui
competência  para  conhecer  e  julgar  o  mérito  de  ações  que  versem  sobre  atos  testamentários
realizados no exterior. 

16)  (OAB/FGV/2011.3)  A  sociedade  empresária  do  ramo  de  comunicações  A  Notícia  Brasileira, com  sede  no  Brasil,  celebrou  contrato  internacional  de  prestação  de  serviços  de  informática com  a  sociedade  empresária  Santiago  Info,  com  sede  em  Santiago.  O  contrato  foi  celebrado em Buenos  Aires, capital argentina, tendo sido estabelecido como foro de eleição pelas  partes Santiago, se porventura houver a necessidade de resolução de litígio entre as partes. Diante da situação exposta, à luz das regras de Direito Internacional Privado veiculadas na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) e no estatuto processual civil pátrio (Código de Processo Civil – CPC), assinale a alternativa correta.
A) No tocante à regência das obrigações previstas no contrato, aplica-se a legislação chilena, já
que Santiago foi eleito o foro competente para se dirimir eventual controvérsia. 
B) Nos contratos internacionais, a lei que rege a capacidade das partes pode ser diversa da que
rege o contrato. É o que se verifica no caso exposto acima. 
C)  Como  a  execução  da  obrigação  avençada  entre  as  partes  se  dará  no  Brasil,  aplica-se,
obrigatoriamente, no tocante ao cumprimento do contrato, a legislação brasileira. 
D)  A  Lei  de  Introdução  às  Normas  do  Direito  Brasileiro  veda  expressamente  o  foro  de  eleição, razão pela qual é nula ipso jure a cláusula estabelecida pelas partes nesse sentido. 

17) (X Exame) A respeito dos elementos de conexão no Brasil, assinale a afirmativa correta.
A)  A  lei  da  nacionalidade  da  pessoa  determina  as  regras  sobre  o  começo  e  o  fim  da
personalidade.
B) A Lex loci executionis é aplicável aos contratos de trabalho, os quais, ainda que tenham sido
celebrados no exterior, são regidos pela norma do local da execução das atividades laborais.
C) A norma do país em que é domiciliada a vítima aplica-se aos casos de responsabilidade por
ato ilícito extracontratual.
D) O elemento de conexão Lex loci executionis ou Lex locisolutionis é o critério aplicável, como
regra geral, para qualificar e reger as obrigações

















GABARITO DIREITO INTERNACIONAL
01) D
02) B
03) A
04) B
05) B
06) B
07) C
08) A
09) A
10) D
11) A
12) D
13) A
14) B
15) C
16) B
17) B