quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

/www.oabgo.org.br/oab/noticias/nota-de-repudio/oab-repudia-contexto-discriminatorio-em-questao-de-concurso

http://www.oabgo.org.br/oab/noticias/nota-de-repudio/oab-repudia-contexto-discriminatorio-em-questao-de-concurso-e-cobra-apuracao/

OAB repudia contexto discriminatório em questão de concurso e cobra apuração



17/01/2018 16:00
OAB repudia contexto discriminatório em questão de concurso e cobra apuração
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) repudia, com veemência, o contexto antieducacional e de discriminação racial descrito em questão de concurso público realizado pela Prefeitura de Morrinhos no último domingo (14 de janeiro) e cobra, de antemão, a devida investigação do crime de racismo e punição de seus responsáveis, conforme expressamente estabelecido pelo ordenamento jurídico brasileiro e internacional. 
A questão 10 da prova de Conhecimentos Gerais trouxe o texto “Qual a origem do Racismo?”, que afirmava que, no século 15, teólogos europeus chegaram à conclusão de que “escravizar africanos era natural, com base na passagem bíblica do Livro de Gêneses, em que Canaã, filho de Noé, se embriagou e foi condenado à escravidão”. 
Com base neste trecho, o (a) candidato (a) era questionado (a) qual provérbio racista representa a ideia. As opções fogem a qualquer método interpretativo e de análise do discurso: a) “Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu”; b) “Negro só tem de gente os dentes”; c) Negro quando não suja na entrada, suja na saída; d) Dentro deitado é um porco, e de pé um toco.
Para a OAB, está claro que a empresa organizadora do certame (Instituto Consulpam), vencedora de concorrência pública promovida pela Prefeitura de Morrinhos para a realização do referido concurso público, cometeu claro atentado contra o direito de igualdade racial, por propor questão com teor discriminatório e por apresentar alternativas desconexas e vexatórias. 
Em termos linguísticos, tanto o texto quanto as alternativas interpretativas têm caráter antieducacional e se colocam de forma contrária ao preconizado pelo Estado Social Democrático. Se o objetivo da banca era, verdadeiramente, o de verificar a intertextualidade (ou seja, que o candidato possa ler um texto e fazer a sua releitura), o ideal era que se propusesse textos com ensinamentos democráticos e não este, de teor discriminatório.
Acrescentamos ainda que o texto-base é bíblico. Tal aferição leva, teoricamente, o (a) candidato (a) a imaginar que na Bíblia haveria discriminação racial, por apresentar logo em seguida alternativas pejorativas. Na verdade, o aspecto contextual é completamente diferente.
A OAB-GO informa à sociedade que vai oficiar à Prefeitura de Morrinhos e à banca examinadora pedindo que esclareça os fatos e a relevância da questão de número 10 na aferição do conhecimento necessário para acesso ao cargo público. Vamos ainda acompanhar o inquérito aberto pela Polícia Civil e, caso necessário, oficiar ao Ministério Público solicitando providências, já que há indícios de afronta aos Direitos Humanos.
Salientamos que o racismo é crime e deve ser exemplarmente punido, principalmente para estimular a construção de uma sociedade intolerante e preconceituosa. Qualquer espécie de discriminação não deve e não pode ser tolerada. Só assim conseguiremos edificar uma nação livre, plural, democrática e verdadeiramente igualitária. 

Lúcio Flávio de Paiva
Presidente da OAB-GO

Carlos André Pereira Nunes
Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO
É permitida a reprodução deste conteúdo desde que citada a fonte.
Compartilhar / imprimir:

ESTRATÉGIA material-constitucional-curso-intensivo-2a-fase-oab/

http://www.estrategiaoab.com.br/material-constitucional-curso-intensivo-2a-fase-oab/

ESTRATÉGIA 2ª FASE - Direito Administrativo

http://www.estrategiaoab.com.br/simulado-direito-administrativo-segunda-fase-oab/

Estratégia - 2a-fase-materiais-permitidos-para-prova/

http://www.estrategiaoab.com.br/oab-2a-fase-materiais-permitidos-para-prova/

ESTRATÉGIA , Como estudar para 2ª fase

http://www.estrategiaoab.com.br/como-estudar-para-2-fase-oab/

Estratégia - codigo-de-transito-alteracao

http://www.estrategiaoab.com.br/codigo-de-transito-alteracao/

Atualizacao-legislativa-direito-trabalho-lei-no-13-5452017/ Estratégia

http://www.estrategiaoab.com.br/atualizacao-legislativa-direito-trabalho-lei-no-13-5452017/

Curso Gratuito ESTRATÉGIA : Como Estudar para OAB XXV

http://www.estrategiaoab.com.br/curso-como-estudar-para-a-oab/