segunda-feira, 30 de novembro de 2015

JA POSTEI O CASO 12 DE EMPRESARIAL

Caso Concreto:

A sociedade empresária Pão de Queijo de Minas S/A credora da sociedade Interior Comércio de Pães LTDA ao cobrar dívida não paga consubstanciada em uma duplicata, verifica que os sócios sem nehuma notificação efetuam trespasse do estabelecimento. Sabendo que a empresa passa por notórias dificuldades financeiras e uma avalanche de protestadas e já com pedido de falência, pergunta a você sobre a validade do trespasse de acordo com a legislação falimentar vigente.

Resposta:
 Art. 94. Será decretada a falência do devedor que:
...
III – pratica qualquer dos seguintes atos, exceto se fizer parte de plano de recuperação judicial:
...
c) transfere estabelecimento a terceiro, credor ou não, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo;

Questão Objetiva:
A ação revocatória de ato praticado pelo falido, com a intenção de prejudicar credores, provando-se o conluio entre o devedor e o terceiro que com ele contratar e o efetivo prejuízo sofrido pela massa falida, deverá ser proposta no prazo de:
A) 02 (dois) anos, contados da decretação da falência;
B) 03 (três) anos, contados da decretação da falência; (art. 132)
C) 04 (quatro) anos, contados da decretação da falência;
D) 05 (cinco) anos, contados da decretação da falência;
E) 06 (seis) anos, contados da decretação da falência.


DIREITO EMPRESARIAL SIMULADO DO SIA --- BEATRIZ VALPATO


v   SIMULADÃO  DO SIA:
1) Atendendo as normas da recuperação judicial e falimentar, em relação ao comitê de credores pode-se afirmar, SALVO:
RESPOSTA: Trata-se de um órgão de constituição obrigatória na recuperação judicial.
2) De acordo com as normas relativas a Recuperação Judicial, indique a alternativa incorreta.
RESPOSTA: Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, exceto os não vencidos.
3) Atendendo as normas da recuperação judicial e falimentar, em relação ao comitê de credores pode-se afirmar, SALVO:
RESPPSTA: Trata-se de um órgão de constituição obrigatória na recuperação judicial.
4)- Com relação às atribuições do Comitê de Credores, quando constituído no âmbito da recuperação judicial, assinale a afirmativa correta.
           RESPOSTA: Fiscalizar a execução do plano de recuperação judicial.
5)- Considerando as normas de Direito Falimentar relativas às disposições comuns à recuperação judicial e a falência, analise as afirmativas abaixo indicando a alternativa correta:

I - distribuição do pedido de falência ou de recuperação judicial não previne a jurisdição para qualquer outro pedido de recuperação judicial ou de falência, relativo ao mesmo devedor.
 II - As execuções de natureza fiscal não são suspensas pelo deferimento da recuperação judicial, ressalvada a concessão de parcelamento nos termos do Código Tributário Nacional e da legislação ordinária específica.
III - Independentemente da verificação periódica perante os cartórios de distribuição, as ações que venham a ser propostas contra o devedor deverão ser comunicadas ao juízo da falência ou da recuperação judicial.
RESPOSTA: apenas II e III;
6)- Em relação ao Administrador Judicial, analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta:
I - As remunerações dos auxiliares do administrador judicial serão fixadas pelo devedor, que considerará a complexidade dos trabalhos a serem executados e os valores praticados no mercado para o desempenho de atividades semelhantes.
II - O administrador judicial será profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, ou pessoa jurídica especializada;
III - Se o administrador judicial nomeado for pessoa jurídica, declarar-se-á, no termo de que trata o art. 33 desta Lei, o nome de profissional responsável pela condução do processo de falência ou de recuperação judicial, que não poderá ser substituído sem autorização do juiz.
RESPOSTA: II e III;
7)- O artigo 3 da Lei 11.101/2005 diz que é competente para conhecer o pedido de falência, decretá-la e processá-la é o juiz do local em que está situado o principal estabelecimento da sociedade empresária devedora no Brasil. Entende-se por principal estabelecimento.
RESPOSTA: É definido de acordo com o volume de negócios e de onde essa empresa é administrada;
8) - De acordo com a Lei nº 11.101/05, que trata sobre a falência e a recuperação da empresa, o devedor poderá requerer recuperação judicial devendo, no entanto, preencher requisitos exigidos em Lei. Desta forma, poderá requerer a recuperação judicial o devedor (empresa) que estiver no regular exercício de suas atividades há mais de: Dentre as alternativas abaixo assinale a CORRETA.
RESPOSTA: 02 (dois) anos e não tiver, há menos de 05 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação      judicial.
9)Laranja da Terra Comércio de Frutas Ltda. requereu sua recuperação judicial e o pedido foi distribuído para a 2ª Vara Cível. A distribuição do pedido de recuperação produziu como efeito.
RESPOSTA: a proibição de alienação ou oneração de bens ou direitos do ativo permanente, salvo evidente utilidade reconhecida pelo juiz ouvindo o Comitê.
10) - De acordo com as normas estabelecidas na Lei 11.101/2005 em relação a verificação e habilitação de créditos, analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta:
I - A verificação dos créditos será realizada pelo administrador judicial, com base nos livros contábeis e documentos comerciais e fiscais do devedor e nos documentos que lhe forem apresentados pelos credores, podendo contar com o auxílio de profissionais ou empresas especializadas.
 II - Na recuperação judicial, os titulares de créditos retardatários, excetuados os titulares de créditos derivados da relação de trabalho, terão direito a voto nas deliberações da assembleia-geral de credores.
III - Os títulos e documentos que legitimam os créditos deverão ser exibidos no original ou por cópias autenticadas se estiverem juntados em outro processo.
              RESPOSTA: apenas a I e II;

ü  JURISPRUDENCIAS:
0028281-54.2006.8.19.0000 (2006.002.20207) - AGRAVO DE INSTRUMENTO
DES. PAULO MAURICIO PEREIRA - QUARTA CAMARA CIVEL
1. Recuperação Judicial, em cujos autos, depois de deferido o seu processamento, o juiz veio a revogar tal decisão, sob o fundamento de que a empresa não teria atendido aos requisitos legais nem demonstrado sua viabilidade econômica. - 2. O agravo de instrumento é o recurso cabível contra tal decisão. Inteligência do art. 189, da Lei 11101/2005. - 3. A alegação de que a agravante trouxe inúmeras inverdades, desvirtuando o espírito da lei e objetivando apenas impedir a realização de leilão na Vara Federal, não restou sobejamente comprovada. - 4. O juiz pode e deve indeferir a inicial do pedido de recuperação judicial, mas quando de todo inviável mesmo, quando houver certeza absoluta da irrecuperabilidade da empresa, isto que, à primeira vista, não se apresenta como induvidoso. - 5. O objetivo de sustar o leilão era válido, posto que, sem o seu bem mais valioso, aí sim ficaria de todo frustrada a tentativa de recuperação. - 6. A inviabilidade da recuperação judicial será mais bem examinada após a apresentação do respectivo plano, para o que a empresa agravante tem o prazo de 60 dias (art. 53, da Lei 11101/2005). - 6. Provimento do recurso. Decisão unânime.
INTEIRO TEOR
Íntegra do Acórdão - Data de Julgamento: 08/03/2007

0018119-63.2007.8.19.0000 (2007.004.01010) - MANDADO DE SEGURANCA
DES. RONALD VALLADARES - Julgamento: 09/07/2007 - ORGAO ESPECIAL
Agravo Regimental. Mandado de Segurança. Impetração dirigida contra ato da Egrégia 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que afastou a preliminar de preclusão temporal e julgou extinto o processo de recuperação judicial da Impetrante. Decisão monocrática, que indeferiu a petição inicial da ação mandamental, julgando extinto o seu processo sem exame de mérito. Inconformismo da agravante. Na espécie, há recurso processual específico para o questionamento da decisão do tipo. E, dispõe a lei 1533, no seu Art. 5º, II, que não se dará Mandado de Segurança contra ato judicial passível de recurso ou correição, como está reproduzido, taxativamente, na Súmula nº 267 do STF. O Órgão Especial, ademais, não é organismo revisional de decisões judiciais proferidas no âmbito das Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça. Falta, portanto, diante da disciplina legal sobre a matéria, condição jurídica para apreciação meritória da ação proposta. Enunciado da Súmula nº 102 do Tribunal de Justiça do Estado. Recurso improvido.
INTEIRO TEOR
Decisão Monocrática: 05/06/2007

Íntegra do Acórdão - Data de Julgamento: 09/07/2007

CASO CONCRETO EMPRESARIAL 16

Plano de Aula: Crimes Falimentares
Número de Semana de Aula
16

Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto

DUDONY - MP-PR denuncia empresário por crimes falimentares e formação de quadrilha
Dono de empresa do ramo de móveis e eletrodomésticos é acusado de enriquecer às custas de credores; rombo inicial é de RS 306 milhões.

O Ministério Público em Maringá apresentou denúncia criminal contra Antônio Donisete Busíquia, conhecido em todo país por ser proprietário da rede de móveis e eletrodomésticos Dudony. O MP-PR sustenta que o empresário gerencia um esquema criminoso que envolve a apropriação de lucros em detrimento do pagamento de credores, públicos e particulares. A dívida aproximada estaria em R$ 308.235.494,14, sem contar débitos eventualmente existentes perante a Receita Federal e Municipal.

No final de 2008. Busíquia conseguiu na Justiça a recuperação judicial da Dudony, nome fantasia das empresas DISMAR - Distribuidora Maringá de Eletrodomésticos Ltda. e Markoeletro Comércio de Eletrodomésticos Ltda. Além da ação penal, o Ministério Público ingressou com pedido de prisão preventiva do empresário e sequestro de bens. O Juízo local não acatou a prisão, mas deferiu o segundo pedido. A Promotoria vai ingressar com recurso. O responsável pelo caso é o promotor de Justiça Maurício Kalache, que investiga o grupo Dudony desde o ano passado.

Na denúncia o Ministério Público descreve em detalhes o sistema que teria sido adotado por Busíquia e resultado no enriquecimento do empresário e de seus familiares, bem como relaciona os bens que teriam sido adquiridos com o esquema. Basicamente, ele deixava de pagar fornecedores, assumia empréstimos bancários que não honrava e gastava os lucros que tinha com a aquisição de dezenas de imóveis de alto padrão, veículos de luxo e outros bens. Além disso, criava outras empresas para desviar dinheiro e aparentar legalidade a suas ações? A Promotoria descobriu pelo menos sete empresas ligadas diretamente a ele. E um exemplo nocivo de ascensão econômica garantida às custas dos credores e do patrimônio público, diz o promotor Maurício Kalache. Se somarmos hoje todos os valores questionados em ações penais que tratam de crimes contra o patrimônio no Estado não chegaremos nem perto do rombo causado pelo responsável pelo grupo Dudony, afirma.

Também são acusados por participação no esquema a mulher do empresário, Ana Márcia Messias Busíquia; seus filhos Leonardo Messias Busíquia e Fernando Messias Busíquia; seu irmão Paulo Sérgio Busíquia; Geraldo Luiz Gonçalves e José Ramil Poppi, que teriam sido usados como laranjas; Júlio Gonçalves Neto, contador, e os funcionários da rede Mauro José de Farias e Eido Moreno. O MP-PR acusa os denunciados de crime falimentar e formação de quadrilha.

Tendo por base a Lei 11.101/2005, elencar de acordo com os fatos narrados na reportagem os crimes praticados.

No caso em tela, à luz da lei falimentar, temos os crimes de fraude a credores (168), indução a erro (171) e desvio, ocultação ou apropriação de bens (173)


Questão Objetiva
Considerando as normas vigentes de direito falimentar. Analise dentre as questões abaixo a(s) que esta(ão) em desacordo com os efeitos da condenação por crime falimentar;

I - a inabilitação para o exercício de atividade empresarial;
II - o impedimento para o exercício de cargo ou função exclusivamente para o conselho de administração;
III - existe a possibilidade de gerir empresa por mandato ou por gestão de negócio;
IV - Transitada em julgado a sentença penal condenatória, será notificado o Registro Público de Empresas para que tome as medidas necessárias para impedir novo registro em nome dos inabilitados.

A) as afirmativas I. II e III estão corretas;
B) as afirmativas II e III estão incorretas;
Art. 181, II e III da LF

C) as afirmativas II e IV estão corretas;
D) todas as afirmativas estão corretas;
E) todas as afirmativas estão

CASO CONCRETO EMPRESARIAL 15

Plano de Aula: Encerramento da Falência
Número de Semana de Aula
15


Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto
Processada a falência da sociedade empresária OIT Indústria e Comércio de Roupas LTDA., com o fim dos pagamentos aos credores, pela ordem estabelecida na Lei 11.131/2005, os credores quirografários nada receberam, em razao dos finitos recursos. Passados 5 anos, contados do encerramento da falência, o falido ingressa em juízo com pedido de declaração de extinção de suas obrigações, visando a sua reabilitação.
O pleito do falido pode ser acolhido pelo juiz? Fundamente.

Sim, já que a lei falimentar define a extinção das obrigações do falido após o prazo de 5 anos contados do encerramento da falência, se o falido não tiver cometido nenhum dos crimes ali previstos.




Questão Objetiva
Respeitando as normas de direito falimentar não podemos afirmar em relação a extinção das obrigações do falido;

A) O pagamento de todos os créditos extingue as obrigações do falido;
B) A sentença que declarar extintas as obrigações será comunicada a todas as pessoas e entidades informadas da decretação da falência.
C) O decurso do prazo de 5 anos, contado do encerramento da falência, se o falido tiver sido condenado por prática de crime previsto na legislação falimentar extingue as obrigações;
Art. 158, IV LF

D) O decurso do prazo de 5 anos, contado do encerramento da falência, se o falido não tiver sido condenado por prática de crime previsto na legislação falimentar extingue as obrigações;
E) O pagamento, depois de realizado todo o ativo, de mais de 50% dos créditos quirografários, sendo facultado ao falido o depósito da quantia necessária para atingir essa porcentagem se para tanto não bastou a integral liquidação do ativo.


CASO CONCRETO EMPRESARIAL 14

Plano de Aula: Pagamento do Passivo na Falência
Número de Semana de Aula
14

Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto
Marcos Gomes, administrador judicial pela primeira vez no processo de Falência da sociedade empresária QWE indústria e Comércio de Artigos Esportivos LTDA, pergunta a você especialista em Direito falimentar questionando como será feita a remuneração dele enquanto administrador judicial e das eventuais custas judiciais reiativas às ações e execuções em que a massa falida tenha sido vencida.

Tanto a remuneração do administrador judicial quanto as custas judiciais são considerados créditos extra concursais, sendo pagos com precedência pela massa falida em relação aos demais débitos. (Art. 84, I e IV da Lei de Falências)



Questão Objetiva
[Prova Magistratura - MG - 2009 - Adaptada).
No procedimento falencial, a restituição em dinheiro será precedida do pagamento:

A) Dos créditos trabalhistas de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 meses anteriores à decretação da falência, até o limite de 5 salários-mínimos por trabalhador;
Art. 86, PU da LF

B) Dos créditos com garantia real;
C) Dos créditos decorrentes de acidentes de trabalho relativos a serviços prestados após a decretação da falência;
D) Dos créditos trabalhistas vencidos nos 3 meses anteriores à decretação da falência, até o limiete de 10 salários-mínimos:

E) Dos créditos quirografários e subordinados, 

CASO CONCRETO EMPRESARIAL 13

Plano de Aula: Liquidação do Ativo na Falência
Número de Semana de Aula
13

Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto
Dentro do estudo de Direito Empresarial, temos a aiienação do ativo da empresa, onde o juiz, ouvido o administradorjudiclal ordena a alienação de acordo com os Incisos do artigo 142 da Lei 11.101/20Q5.
Assim, caracterize as 3 modalidades de alienação do ativo.

As 3 modalidades de alienação do ativo, previstas na lei falimentar, são: leilão - que é a venda do ativo em hasta pública; proposta fechada – modalidade em que se obtem as propostas de concorrentes em envelopes lacrados, optando-se pela de melhor preço; e pregão – em que são obtidas propostas ou ainda por lances orais.





Questão Objetiva
Considerando as normas vigentes em Direito Falimentar sobre a alienação dos bens, analise as afirmativas abaixo;

I - Uma das formas de alienação dos bens é a alienação dos bens individualmente considerados.
II - Lima das formas de alienação dos bens é a alienação da empresa, com a venda de seus estabelecimentos em bloco;
III - A alienação da empresa terá por objeto o conjunto de determinados bens necessários ã operação rentável da unidade de produção, que poderá compreender a transferência de contratos específicos.
IV - A realização do ativo terá início após a formação do quadro-geral de credores.

A) Apenas as alternativas I e IV estão corretas;
B) As alternativas II e III estão incorretas:
C) As alternativas III e IV estão corretas:

D) Apenas a alternativa IV está incorreta;
Art 140, §2º

E) Todas as afirmativas estão corretas.


CASO CONCRETO EMPRESARIAL 12

Caso Concreto:

A sociedade empresária Pão de Queijo de Minas S/A credora da sociedade Interior Comércio de Pães LTDA ao cobrar dívida não paga consubstanciada em uma duplicata, verifica que os sócios sem nehuma notificação efetuam trespasse do estabelecimento. Sabendo que a empresa passa por notórias dificuldades financeiras e uma avalanche de protestadas e já com pedido de falência, pergunta a você sobre a validade do trespasse de acordo com a legislação falimentar vigente.

Resposta:
 Art. 94. Será decretada a falência do devedor que:
...
III – pratica qualquer dos seguintes atos, exceto se fizer parte de plano de recuperação judicial:
...
c) transfere estabelecimento a terceiro, credor ou não, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo;

Questão Objetiva:
A ação revocatória de ato praticado pelo falido, com a intenção de prejudicar credores, provando-se o conluio entre o devedor e o terceiro que com ele contratar e o efetivo prejuízo sofrido pela massa falida, deverá ser proposta no prazo de:
A) 02 (dois) anos, contados da decretação da falência;
B) 03 (três) anos, contados da decretação da falência; (art. 132)
C) 04 (quatro) anos, contados da decretação da falência;
D) 05 (cinco) anos, contados da decretação da falência;
E) 06 (seis) anos, contados da decretação da falência.


CASO CONCRETO EMPRESARIAL 11

Plano de Aula: Efeitos da Sentença de Decretação da Falência
Número de Semana de Aula
11

Aplicação Prática Teórica

Caso Concreto
Marcelo da Silva, sócio administrador da sociedade empresária Companhia de Tecidos do Brasil S/A, já com a falência decretada, questiona sobre a possibilidade de viajar aos Estados Unidos para acompanhar a cirurgia da filha mais nova. Analise a questão a luz da legislação falimentar vigente.

Art. 102.
Art. 104, inciso III.

Sim, por força do art. 104, III. Todavia, deverá nomear procurador para representa-lo no processo de falência. Também deverá comunicar ao juízo falimentar, expondo os motivos em razão de sua ausência.





Questão Objetiva
Respeitando as normas de Direito falimentar não podemos afirmar que a decretação da falência impõe ao falido os seguintes deveres:
A) Prestar as informações reclamadas pelo juiz, administrador judicial, credor ou Ministério Público sobre circunstâncias e fatos que interessem à falência;
B) Auxiliar o administrador judicial com zelo e presteza;
C) Comparecer a todos os atos da falência, podendo ser representado por procurador, quando não for indispensável sua presença;
D) Apresentar, no prazo fixado pelo administrador judicial, a relação de seus credores;
E) Depositar em cartório, no ato de assinatura do termo de comparecimento, os seus livros obrigatórios, a fim de serem entregues ao administrador judicial, depois de encerrados por termos assinados pelo juiz.


Art. 104.

CASO CONCRETO EMPRESARIAL 10

Plano de Aula: Sentença de Decretação da Falência
Número de Semana de Aula
10


Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto
O Socio administador da sociedade empresária ABC Comércio de Roupas LTDA; questiona você, especialista em Direito Falimentar se, uma vez decretada a falência da sociedade haverá a paralização total de suas atividades imediatamente.

Não. O juizo obersavará cada caso, em separado, na forma do inciso 11, do art 99. Se entender conveniente a continuidade da empresa esta será administrada pelo administrador judicial, já que o falido é imediatamente afastado. Apenas se entender imprescindivel determinará a lacração do estabelecimento.


Questão Objetiva
De acordo com as normas de Direito Falimentar ê correto afirmar que o termo legal da falência é;
A) Fixado pelo juiz;
B) Pedido pelo devedor;
C) Declarado pelo credor,
D) Lavrado pelo escrivão;
E) Declarado pelo administrador judicial.

Para declarar ineficacia de atos praticados durante a sua vigência. Sendo o juizo a fixar esse termo
Art. 99, inciso II.



CASO CONCRETO EMPRESARIAL 09

Plano de Aula: Da Falência
Número de Semana de Aula
9

Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto
Decretada falência da Brasil Ferrovias.
Empresa controlada pela Previ e Funcef é acusada de não honrar dívida de R$ 5,6 milhões com credor.
A Brasil Ferrovias SA, controlada por dois fundos de pensão que estão sendo Investigados pela CPI dos Correios, a Previ (funcionários do Banco do Brasil) e a Funcef (funcionários da Caixa Económica Federal), teve a falência decretada pelo juiz da 2° Vara de Falência de Recuperações do Fórum de São Paulo, Caio Marcelo Mendes de Oliveira.
A decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial e é passível de recurso ao Tribunal de Justiça.
A partir desta semana, quando for compromissado um administrador judicial, a ferrovia "terá as atividades paralisadas com a lacração das portas de seus estabelecimentos e arrecadação de seus bens".
O juiz, no entanto, acolheu integralmente as razões do advogado do credor, Scala Participações e Negócios Ltda., Elias atudjian, que entrou com o pedido de quebra em novembro do ano passado, a partir de uma nota promissória de RJi 5,6 milhões com base em nova promissória não paga e protestada no mês de setembro.
O advogado requerente da falência , Elias Katudjian, entende que a Brasil Ferrovias agiu com' Irresponsabilidade e Imprudência". A empresa llmitou-se a contestar o pedido de falência , mas não efetuou em juízo o depósito de RJi 5,6 milhões. Com a rejeição da contestação, houve a decretação.

Com base na Legislação Falimentar e na reportagem apresentada. Informe qual a conseqüência jurídica caso a Brasil ferrovia depositasse o valor de RJ 5,6 milhões?
A falência seria decretada, pois não houve o no deposito os juros, correção monetária, honorários.
Resp. Prof. Mesmo efetuando o deposito de 5.6 milhôes de reais, o juízo decretaria a falência, uma vez que não foram depositados, correção monetária, juros e honorários. 

Estamos diante de qual figura jurídica? Fundamente.
Trata-se de um deposito ELISIVO – art 98, PÚ.



Questão Objetiva
Respeitando as normas da legislação falimentar, podemos afirmar que Podem falir;

A) As sociedades civis sem fins lucrativos;
B) As autarquias e sociedades de economia mista;
C) As sociedades empresárias: Art. 1°
D) As empresas públicas;
E) As sociedades de capitalização.


REVISÃO DIREITO DO CONSUMIDOR AV 2

                 Date: Wed, 25 Nov 2015 14:19:27 -0300  
Subject: D. do Consumidor - Assunto das questões da AV2 
From: 
engenheira.adriana@gmail.com
To: 
direitoestacio2012noturnob@hotmail.com

Para quem ainda não tem, segue abaixo o assunto das questões que o Prof. Marcus passou ontem para a AV2.
Direito do Consumidor – Matéria da AV2
Questões Objetivas
- Arrependimento de compra efetuada fora do estabelecimento (art. 49, do CDC) – caracterizas, prazo...
- Publicidade (art. 37, § 2°, do CDC) – espécie enganosa, abusiva, desrespeito as normas ambientais, a questão de propagandas que utilizam do meio ambiente (ex: a tartaruga da skool, casaco de pele, etc.) de forma abusiva.
- Regra geral da responsabilidade: objetiva, precisa ter os 3 elementos (conduta, nexo e dano) e a questão do profissional liberal.
- Requisitos da inversão do ônus da prova (art. 49, do CDC): verossimilhança; hipossuficiência; é uma questão de ordem pública?
- Cláusulas abusivas: colocar nome de devedor no SPC é cláusula abusiva?
- Vício de qualidade: qual o prazo para sanar?
- Contrato de Adesão (art. 54 CDC): alteração Legislativa (Lei 11.785/2008) corpo da fonte não inferior a tamanho 12; redação clara; cláusulas que limitem o direito do consumidor devem ser destacadas.
- Proteção contratual (art. 6º, V do CDC) - modificação de cláusulas e revisões contratuais em função de fatos supervenientes que gerem uma onerosidade ao consumidor.
  
Questões Subjetivas
- Decadência: prazo; garantia contratual e legal, qual é a primeira que começa?
- Inversão do ônus da prova: requisitos; quem decide e determina o custeio (ex: pericia), momento da inversão (em regra na sentença)
- Prática abusiva: venda a pronto pagamento (art. 39, IX, do CDC)
- Negativação do nome (art. 43, do CDC): consumidor que adquiriu um bem com um financiamento por um banco, deixou de pagar 3 parcelas, não foi notificado, quais os direitos do consumidor?

DIREITO EMPRESARIAL ---- SLIDE DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL E FALENCIA

DIREITO EMPRESARIAL ------- MAPA CONCEITUAL

DIREITO FALIMENTAR AV 2