DIREITO ADMINISTRATIVO I
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Simulado: CCJ0010_SM_201002040558 V.1
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Aluno(a): AGATA RIBEIRO VIANA
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Matrícula: 201002040558
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Desempenho: 0,5 de 0,5
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Data: 05/09/2017 14:30:58 (Finalizada)
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1a Questão (Ref.: 201002147734)
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Pontos: 0,1 / 0,1
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ENADE 2009
A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral
ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou
de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou
assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou
ainda de função gratificada na administração pública direta e indireta em
qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos
Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a
Constituição Federal. Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal
Com base na leitura dessa súmula, é CORRETO afirmar que o STF
sedimentou o entendimento de que:
I. o patrimonialismo deve ser banido definitivamente da prática existente
na Administração Pública.
II. a proibição da prática do nepotismo não se
estende às empresas públicas e às sociedades de economia mista.
III. as nomeações de administradores públicos devem
obedecer aos princípios da moralidade e da impessoalidade previstos na Constituição
brasileira.
IV. o servidor concursado, detentor de função gratificada, uma vez que se
enquadre nas hipóteses do enunciado, deve ser demitido do cargo efetivo a bem
do serviço público.
V. as vedações previstas no enunciado sumulado impedem o exercício de
cargo público provido por meio de concurso público de provas e títulos.
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I e III. B
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II e V
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III
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II e IV.
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I e V.
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2a Questão (Ref.: 201002236923)
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Pontos: 0,1 / 0,1
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FCC/ISS-SP/2007 É exemplo da
desconcentração, tal como entendida pela doutrina administrativa, a criação
de:
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Um ministério.
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Uma empresa pública.
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Uma fundação pública.
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Uma agência reguladora.
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3a Questão (Ref.: 201002127784)
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Pontos: 0,1 / 0,1
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(Analista Judiciário Área: Judiciária
- TRE/MT/2009) Entre os princípios fundamentais da administração pública,
encontram-se a descentralização e a desconcentração. Quanto ao princípio da
descentralização, Julgue os itens a seguir. I. A descentralização pressupõe a
existência de uma pessoa distinta da pessoa do Estado. II. O ente
descentralizado age sem necessitar de outorga do serviço ou atividade ou de
delegação para a sua execução, mas sempre em nome próprio. III. A fundação
pública, resultante do processo de descentralização, é uma pessoa jurídica de
direito público que realiza atividades apenas de interesse público. IV. Os
ministérios e os órgãos de assessoramento da Presidência da República são
decorrências do processo de descentralização. V. Os entes descentralizados
são provenientes da divisão do trabalho do Estado, visando a sua eficiência.
Estão certos apenas os itens:
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I e II;
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IV e V
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I e V;
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III e IV
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II e III;
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4a Questão (Ref.: 201002233079)
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Pontos: 0,1 / 0,1
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Marque a alternativa correta:
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Na descentralização, o Estado delega
a atividade tão somente a outra entidade da administração direta.
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Na desconcentração, o Estado delega
atividade a outra entidade, quer da administração direta, quer da
administração indireta.
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Na descentralização, o Estado
delega a atividade a outra entidade.
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Na descentralização, há uma
distribuição interna de competência na administração direta.
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5a Questão (Ref.: 201002238551)
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Pontos: 0,1 / 0,1
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Assinalar a alternativa correta.
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Depende de lei específica a criação
de autarquia. Comentários: As autarquias são criadas por lei ordinária, cujo
projeto é de iniciativa reservada ao Chefe do Poder Executivo respectivo.
Então, se for uma autarquia federal, a sua instituição vai depender de um
projeto de lei oferecido pelo Presidente da República; se for uma autarquia
estadual, será o Governador quem vai oferecer o projeto da lei instituidora;
e, se for uma autarquia municipal, a autoria do projeto será do Prefeito.
Entretanto, de onde se retira essa obrigatoriedade? Naturalmente que da
Constituição, que, em seu art. 37, XIX, reza: "Art.37 -
............................................ .XIX - somente por lei
específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública,
de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar,
neste último caso, definir as áreas de sua atuação". Diferentemente do
que ocorre com as sociedades, o nascimento da personalidade jurídica das
autarquias se dá com a só publicação da lei que a cria, sem a necessidade de
se arquivar um ¿ato constitutivo¿ em qualquer espécie de registro público.
Atente-se, entretanto, para o fato de que o Superior Tribunal de Justiça
decidiu, recentemente, de maneira muito estranha - a nosso ver, completamente
equivocada - que as pessoas jurídicas só adquirem personalidade com o
registro no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas - CNPJ, do Ministério da
Fazenda, que, na verdade, é apenas um cadastro daquele órgão da administração
direta federal para fins tributários. Logo, temos , como gabarito correto, a
letra A.
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As autarquias e as fundações,
integrantes da administração indireta, tem em comum o fato de que ambas são
entidades cooperativas.
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As agências reguladoras constituem um
"novo modelo institucional da Administração Pública¿, ao lado das
autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas públicas.
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Os sistemas de atividades auxiliares,
criados pelo Decreto-Lei n" 200, de 25 de fevereiro de 1967 e amplamente
difundidos na Administração Pública brasileira, são operados por
terceirização.
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As empresas públicas, cujo capital é
composto por recursos públicos e privados, podem adotar qualquer forma
admitida em direito.
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