8º Período - Resumo da Matéria de Metodologia da
Pesquisa
1. Metodologia científica
1.1. Conceito: É o estudo dos métodos de
conhecer, de buscar o conhecimento. É uma forma de pensar para se chegar à
natureza de um determinado problema, seja para explicá-lo ou estudá-lo.
Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos
instrumentos usados para se fazer ciência. É uma disciplina instrumental a
serviço da pesquisa. Ao mesmo tempo visa conhecer caminhos do processo
científico, também problematiza criticamente, no sentido de indagar os limites
da ciência, seja com referência à capacidade de conhecer, seja com referência à
capacidade de intervir na realidade.
1.2. Método:
1.2.1. Conceito: É um conjunto de etapas,
ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo
de uma ciência, ou para alcançar determinado fim. E metodologia (do grego
methodos + logia) significa o “estudo do método”.
1.3. Ciência:
1.3.1. Conceito: Durante muito tempo ela serviu
para indicar conhecimento em sentido amplo, genérico, como na expressão “tomar
ciência”, cujo significado é “ficar sabendo”. Aos poucos, porém, como veremos,
ganhou também sentido restrito, passando a designar o conjunto de conhecimentos
precisos e metodicamente ordenados em relação a determinado domínio do saber.
1.4. Conceito de Pesquisa: É um conjunto de ações que visam
à descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área.
1.4.1. Classificação quanto à essência da pesquisa:
·
Pesquisa Pura: Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o
avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Motivada basicamente pela
curiosidade intelectual do pesquisador;
·
Pesquisa Aplicada: Objetiva gerar conhecimentos
para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve
verdades e interesses locais.
1.4.2.
Classificação quanto a abordagem da pesquisa:
·
Pesquisa Quantitativa: Traduz em números opiniões e
informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos.
·
Pesquisa Qualitativa: Neste
enfoque não há medição numérica, mas o seu propósito está em reconsiderar ou
reconstruir a realidade observada. Assim, considera a existência de uma relação
dinâmica entre mundo real e o sujeito.
1.4.3.
Ponto de vista dos objetivos: quanto ao seu fim, propósito.
·
Exploratória:
Trata-se
de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da
realidade. Neste modelo temos a possibilidade de aprimoramento de ideias.
·
Descritiva: O objetivo principal é descrever
as características de algum fenômeno observado, descobrir a frequência com que
ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos.
·
Explicativa:
O objeto
está em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência
dos fenômenos. Neste modelo, temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos,
porque busca entender ou explicar as razões das coisas, o que amplia o
entendimento.
1.4.4.
Quanto aos procedimentos: significa maneira de agir, modo de proceder, modo
de fazer (algo), técnica, processo ou método.
·
Pesquisa bibliográfica: Consistem no levantamento,
seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa.
Bibliografia é o conjunto dos livros escritos sobre determinado assunto, por
autores conhecidos e identificados ou anônimos.
·
Pesquisa documental: Trata-se de uma pesquisa
realizada através de documentos que podem ser: documentos pessoais, cartas,
diários, jornais, balancetes, microfilmes, fotografias, memorandos, ofícios,
vídeos, documentos estatísticos e outros. Há uma análise da descrição do
conteúdo manifesto para se alcançar uma rede de significados.
·
Pesquisa de campo: É a investigação empírica
realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno. Pode incluir
entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações.
·
Histórica: Descreve o que já aconteceu, sob a forma de
investigação, registro, análise e interpretação de fatos ocorridos no passado,
para poder compreender o presente.
·
Comparada: Procura estabelecer semelhanças e diferenças entre
situações, fenômenos e coisas, por meio de relações entre os elementos que são
comparados.
·
Estudo de caso: É o estudo circunscrito a uma ou poucas unidades,
entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um
órgão, uma comunidade ou um país. O estudo de casos constitui-se numa
metodologia de ensino participativa, voltada para o envolvimento do aluno.
2.
Critérios a serem considerados para a escolha do tema:
I. 1º - O tema deve ser ESPECÍFICO.
II. 2º - O tema deve ser ACESSÍVEL.
III. 3º - A necessidade de que o tema
seja EXEQUÍVEL no prazo estipulado.
IV. 4º - A escolha do tema também
deve considerar as EXIGÊNCIAS INSTITUCIONAIS.
V. 5º - Sugere-se que o tema seja
ATUAL e CONTROVERTIDO.
VI. 6º - A aptidão para o tema, o
interesse pessoal e a maturidade intelectual.
2.1. A pesquisa se inicia pela escolha do tema: A primeira fase de qualquer
pesquisa é definida do que vai ser pesquisado. Torna-se pressuposto importante
para a escolha do tema a habilidade teórico-crítica, ou seja, conhecer e
dominar os conceitos, as abordagens e os autores relevantes. O tema representa
o objeto da pesquisa, isto é, aquilo que será pensado, investigado, assim deve
ser mais restrito que o assunto o qual faz parte dele, para que ao final da
pesquisa as respostas sejam específicas.
2.2. Do
tema ao objeto de pesquisa: Ao construir um objeto de pesquisa deve-se
transformar, primeiramente, o assunto em tema e este em um objeto de
investigação delimitado e preciso. Quando o tema é muito amplo fatalmente
haverá omissões. Ex.: Ao desejar investigar o assunto violência, deve se
indagar qual tipo de violência se refere. Procure elaborar um “brainstorm’
(chuva de idéias), mapa conceitual, sobre o tema da pesquisa, ou seja,
representação gráfica de um conjunto de conceitos que se relacionam dentro de
um tema, pode ser usada as palavras: é um; facilitou; redimensiona; simboliza;
modifica; ampliou; aumenta; favorece.
2.3.
Explicação dos critérios a serem considerados para a escolha do tema:
a) Específico: É
preciso conhecer e dominar o assunto escolhido, pois um tema mal delimitado
eliminará qualquer possibilidade de contribuição inovadora. Um tema amplo
possibilita omissões. O tema específico dará mais segurança ao pesquisador.
b) Acessível:
Sugere-se que a pesquisa escolha tema com autores acessíveis.
c) Exequível no prazo estipulado: O pesquisador deve estar atento ao prazo
determinado por sua instituição de ensino, e “não ceder à tentação de mudar de
tema ao longo da pesquisa”.
d) Exigências institucionais: Encaixar os trabalhos realizados pelos alunos
dentro de linhas de pesquisa específicas que reflete na disponibilidade de um
orientador que o auxiliará.
e) Atual e controvertido: um tema do momento pode trazer riscos e
dificuldades, assim para identificar um melhor tema deve se ter conversas com o
orientador, pesquisadores, participação em congressos e leitura de períodos
atualizados.
f) Aptidão para o tema, o interesse pessoal e a maturidade intelectual: Aptidão (facilidade de
aprendizado de uma determinada ária do saber e entusiasmo para conhecer mais);
interesse pessoal (esforço em compatibilizar o tema com o interesse pessoal do
aluno); Maturidade intelectual (adquirida como tempo e com as horas de leitura
e análise para que o trabalho não seja árduo ao enfrentar desafios do tema
escolhido, disposição para aprender conceitos e teorias da ária do saber
escolhida que quanto mais o pesquisador se insira nela mais autonomia
intelectual adquira).
2.4. As
atividades acadêmicas contribuem para a ideia de atividade científica, a partir
de três elementos:
1.
Adquirir novos
conhecimentos
2.
Criar
novos conhecimentos
3.
Comunicá-los
a comunidade científica através de um trabalho de conclusão de curso
3. O
problema científico / Técnicas para a pesquisa bibliográfica e sua discussão:
As ideias devem ser baseadas em teorias já
existentes ou informações específicas sobre o tema escolhido através de
pesquisas bibliográficas e/ou documentais. Sendo que tudo o que disser
encontrará apoio em autores estudiosos, dando ao trabalho o caráter científico se
discutido, analisado ou fundamentado em conceitos e teorias já consagradas.
3.1.
Conceitos importantes:
a) Fonte bibliográfica: Entende-se por fonte a informação essencial para a construção do
conhecimento a partir da escolha do objeto da pesquisa
b) Fonte primária: Objeto em análise, podendo ser os resultados obtidos da experiência
química ou relatórios relativos ao comportamento do grupo observado. É
prioritária em qualquer pesquisa.
c) Fonte
secundária:
comentários sobre a fonte primária. Trata-se da leitura, palestras e estudos
disponíveis sobre o tema. Não se deve construir embasamento teórico de uma
pesquisa apenas sobre a fonte secundária.
NOTA: Não se deve usar a fonte
secundária para confirmar a existência de um dado primário, ex: segundo x, o
conceito de y é definido por z, neste caso se deve ir direto a z; ao socorre-se
de argumento de autoridade, deve-se ir direto à autoridade. A fonte primária
deve ser esgotada: ler os acórdãos na integra quando necessário vislumbrar como
a lei é interpretada pelo estado. Os manuais não são considerados fontes
primárias e nem secundárias por apresentarem uma abordagem inicial e
superficial sobre o tema. Todas as publicações referentes ao problema escolhido
devem ser analisadas.
3.2.
Pesquisa Bibliográfica:
É o exame de uma bibliográfica para levantamento e
analise do que já se produziu sobre determinado assunto que assumimos como tema
de pesquisa científica, existindo dois tipos de fontes?
a)
Fonte Primária: Contém trabalhos originais com conhecimento
original e publicado pela primeira vez pelos autores (Monografias, artigos em
revista científica, livros, relatórios técnicos, teses universitárias).
b)
Fontes Secundárias: Contém trabalhos não originais e
que basicamente citam, revisam e interpretam trabalhos originais (Artigos de
revisão bibliográfica, livros-texto, enciclopédias, artigo de divulgação)
Etapa fundamental e influenciadora das demais etapas
na medida em que der o embasamento teórico que embasará o trabalho. Consistem,
no levantamento, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à
pesquisa.
3.3.
Pesquisa Documental:
Realizada através de documentos, pessoais, cartas,
diários, jornais, balancetes, microfilmes, fotografias, memorandos, ofícios,
vídeos, documentos estatísticos e outros. Analisa-se da descrição do conteúdo
manifesto para se alcançar uma rede de significados. Em ciência, documento é
toda forma de registro e sistematização de dados, informações, colocando-os em
condições de análise por parte do pesquisador.
3.4.
Pesquisa na
Internet:
Na internet encontramos muitas informações razão em
que deve ser selecionado o material de pesquisa em sites confiáveis. Importante
observar as regras de utilização das fontes disponíveis, referenciando a fonte
e observando a veracidade das informações.
3.5.
Como devo
organizar a minha Revisão Bibliográfica:
Faça um fichamento das leituras realizadas ao longo
da revisão.
ü Se precisar ir a uma biblioteca, organize-se antes.
Planeje o que pretende pesquisar.
ü Faça uma leitura geral e depois uma leitura específica para realizar o
fichamento.
ü Procure informar-se sobre o autor (leia a “orelha”
do livro, prefácio, ficha catalográfica do livro)
4. O problema Cientifico: Questão norteadora, problema
preliminar, objeto de estudo, questão -
problema. Segundo Carlos Gil (2010, pag.7),“assunto controverso, ainda não satisfatoriamente respondido em qualquer campo do conhecimento,
e que pode ser objeto de pesquisas científicas”.
4.1. O que representa essa problematização?
ü Essa etapa de pesquisa permite dar ênfase, um foco
em um objeto de pesquisa.
ü É a formulação de uma pergunta que deverá ser
respondida ao final do trabalho.
ü Demonstra clareza no meu objeto de pesquisa,
preferencialmente formulando-o como uma pergunta.
ü A pesquisa delineia-se com objetividade e especificidade.
4.2. Como descobrir um problema científico?
ü Nem todo problema é científico, portanto, nem toda
formulação de questão poderá ser entendida como científica.
ü O caminho mais fácil é indagarmos o que não é um
problema científico, segundo pesquisadores.
ü Um problema científico não pode indagar COMO SÃO as
coisas, mas indaga COMO FAZER as coisas.
ü Um problema científico não pode investigar
problemas de valor
4.3. Como delimitar um problema
científico? O problema deve ser delimitado:
ü Quanto a viabilidade:
pode ser
eficazmente resolvido através da pesquisa.
ü Quanto a relevância: deve ser capaz de trazer
conhecimentos novos.
ü Quanto a execução: pode chegar a uma conclusão
válida.
4.4. O que são hipóteses: Hipótese é uma proposição que se
faz na tentativa de verificar validade de resposta existente para um problema.
(LAKATOS;MARCONI,2010, P. 61)
ü Os resultados de uma pesquisa poderão comprovar ou
rejeitar as hipóteses.
ü As hipóteses devem ser simples, compreensíveis e
passíveis de verificação.
ü A hipótese relaciona-se com as variáveis da
pesquisa.
5.
Objetivo da Pesquisa: Segundo “Fachin” (2006,
pag.110),“o objetivo é um fim ao qual o trabalho se propõe a atingir. A
pesquisa científica atingirá seu objetivo se todas as suas fases, por mais
difíceis e demoradas que sejam, forem vencidas e o pesquisador puder dar uma
resposta ao problema formulado ”.
·
DEFINIÇÃO
DO DICIONÁRIO PARA OBJETIVO:
ü Que expõe, investiga ou critica.
ü Fim a atingir; alvo, propósito.
Os objetivos indicam o que se pretende conhecer,
medir ou provas no decorrer da investigação.
5.1.
Definindo o objetivo de pesquisa: Convencionalmente, os objetivos são expostos sob a
forma de sentenças que se iniciam com verbos na forma de infinitivo. É comum apresentá-los por tópicos listados. Para
definir os objetivos de forma adequada, é indicado que se retome o objeto da
pesquisa, para determinar a dimensão da pesquisa.
5.2. Objetivos gerais e específicos:
5.2.1. Objetivos gerais
ü Os objetivos gerais são aqueles mais amplos. São as
contribuições que se desejam oferecer com a execução da pesquisa.
ü O objetivo geral de uma pesquisa investiga o tema
dentro das especificações e dos limites propostos.
ü Neste conceito de objetivo geral define-se
claramente o que pretende alcançar com a pesquisa.
5.2.2.
Objetivos Específicos:
ü Os objetivos específicos procuram descrever ações
pormenorizadas, aspectos detalhados para uma verificação científica.
ü Apontam etapas intermediárias até se chegar ao
objetivo geral.
ü Desdobramento do objetivo geral.
5.3.
Verbos adequados:
ü Escolha verbos de ação que possam ser medidos.
ü Indicado começar com um verbo no infinitivo.
Não usar verbos imprecisos, pois
não irão conferir clareza e precisão necessárias aos objetivos, tais como:
·
NÃO USAR
VERBOS QUE POSSIBILITAM MUITAS INTERPRETAÇÕES (pensar,
entender, apreciar, perceber, conhecer, adquirir).
·
USAR
VERBOS QUE NÃO POSSIBILITAM MUITAS INTERPRETAÇÕES (avaliar, identificar, definir, descrever, indicar, enumerar, classificar,
organizar).
5.4. Justificando A pesquisa:
ü É muito comum na elaboração de uma pesquisa
confundir inadvertidamente a “justificativa” com “objetivos”. Eles não são a
mesma coisa!
Dica importante:
ü A expressão
“por que fazer” refere-se a justificativa da sua pesquisa.
ü A expressão “Para que fazer” refere-se aos
objetivos da sua pesquisa.
ü Justificar um projeto é apontar a relevância
acadêmica e social.
ü Justificar é explicitar a viabilidade do projeto
ü Justificar um tema é antes de tudo assinalar as
suas conexões.
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