domingo, 24 de junho de 2018

CASOS CONCRETOS DE DIREITO TRIBUTÁRIO Nº 03


CASOS CONCRETOS DE DIREITO TRIBUTÁRIO Nº

AULA 03
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no ano de 2014, aplicou multas no valor total de R$278.000,00 a 69 prefeituras por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Estas prefeituras deixaram de encaminhar no prazo legal àquele Tribunal o Relatório de Gestão Fiscal, o Relatório Resumido de Gestão Orçamentária e o Comparativo das Metas Bimestrais de arrecadação. Neste sentido, considerando a natureza do Tribunal de Contas e as regras da Lei de Responsabilidade fiscal, responda:
1)      A aplicação de multas do Tribunal de Contas é ato regular?
Sim. A multa é ato regular e é um titulo executivo extra judicial.
2)      Estas multas podem ser questionadas perante o Poder Judiciário, ou já se encontram alcançadas pela coisa julgada?
SIM, pois o TCE não exerce jurisdição, ele é órgão auxiliar do poder legislativo no controle da fiscalização das contas públicas.  Quem tem competência para questiona-las é a procuradoria municipal, primeiro administrativamente perante ao próprio TCE e se não for favorável, buscará proteção jurisdicional.
3)      Independente da solução aplicada pelo Tribunal de Contas, qual é o princípio contido na Lei de Responsabilidade Fiscal relacionado com os relatórios exigidos
Princípio da transparência.

4 comentários: