quarta-feira, 12 de outubro de 2016

DIREITO ADMINISTRATIVO II AULA 02


CASO CONCRETO AULA 2 (GABARITO ERRADO DA OAB)

 No curso de uma inundação e do aumento elevado das águas dos rios em determinada cidade no interior do Brasil, em razão do expressivo aumento do índice pluviométrico em apenas dois dias de chuvas torrenciais, o Poder Público municipal ocupou durante o período de 10 (dez) dias a propriedade de uma fazenda particular com o objetivo de instalar, de forma provisória, a sede da Prefeitura, do Fórum e da Delegacia de Polícia, que foram completamente inundadas pelas chuvas.
Diante da hipótese acima narrada, identifique e explicite o instituto de direito administrativo de que se utilizou o Poder Público municipal, indicando a respectiva base legal.

R: Compulsando o caso em tela, verifica-se que estão presentes os institutos da ocupação temporária ou da requisição. Tais institutos configuram formas de intervenção restritiva temporária gratuita da propriedade privada, em que o poder público usa o bem em caso de iminente perigo público (requisição administrativa) ou como meio de apoio à execução de obras, serviços ou atividades públicas (ocupação temporária).

QUESTÃO OBJETIVA
(OAB/FGV) Com relação à requisição administrativa, analise as afirmativas a seguir.
I. Terá sempre caráter de definitividade.
II. Será aplicada somente em situação de guerra ou de movimentos de origem política.
III- Será a indenização sempre a posteriori, caso seja devida.
IV. Incidirá apenas sobre bens imóveis.
Assinale:

(B) se somente a afirmativa III estiver correta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário