quarta-feira, 12 de outubro de 2016

DIREITO ADMINISTRATIVO II AULA 10

QUESTÃO DISCURSIVA   10
Um grupo de policiais militares realizou a ronda em determinado local da Zona Norte, onde praticaram delito em conluio com traficantes da região, em razão do qual, foram denunciados. Aberta Sindicância para apuração dos indícios, a comissão sindicante, após instruir e colher os devidos depoimentos, opina pela abertura do processo administrativo disciplinar para aplicação da pena de demissão com relação aos quatro integrantes. Com a abertura do processo administrativo disciplinar, alegam os policiais que a eles não fora dado o direito de ampla defesa e contraditório na sindicância.
Diante do caso concreto, você como integrante da corporação e responsável pelo processo administrativo disciplinar que puniu com demissão os policiais necessita de esclarecimentos sobre as seguintes questões, considerando as correntes e legislações que tratam dos institutos da sindicância e do Processo Administrativo disciplinar:
a) Qual é a natureza jurídica da sindicância administrativa?

b) quais as principais diferenças entre a sindicância e o processo administrativo disciplinar?

c) Com base nas respostas anteriores, quais argumentos você apresentaria para fundamentar o posicionamento da instituição.
R: Processo administrativo preparatório, inquisitivo, não litígiosó.
A sindicância tem natureza preparatório e tem por objeto uma apuração preliminar, visando apurar a infração, a autoria e o elemento subjetivo. Já o PAD há contraditório e ampla defesa resguardados ao servidor em virtude da definitividade do PAD, que tem por objeto a apuração principal da infração e quando for o caso, aplicação de sanção.
Em sede de sindicância não há acusado e sim investigado e, portanto, a defesa é dispensada nessa fase investigadora. Tendo em vista que no processo administrativo principal foram garantidos aos policiais a ampla defesa e o contraditório, não há que se alegar qualquer mácula na fase de sindicância.

QUESTÃO OBJETIVA
(OAB - CESPE) Acerca do processo administrativo no âmbito da administração pública federal, assinale a opção incorreta.
c) O direito da administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em três anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

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