segunda-feira, 1 de setembro de 2014

AULA DE DIREITO EMPRESARIAL 22 05 12

                   

Direito Empresarial 22-05-12
Terminamos ontem a representação comercial. hoje vamos ver concessionárias de veículos.
O que está acontecendo com a indústria de veículos?  Fomento. IPI reduzido, acabou o IOF, e IPI até agosto. IOF extinguiu por prazo indeterminado. Reduziu a taxa de juros e também permitiu que o compulsório, o valor recolhido pelos bancos obrigatoriamente, @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 310, e depois devolve para as ops financeiras do mercantil. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ faz isso com qual intenção? Diminuir a liquidez no mercado. com menos dinheiro, oferece-se menos crédito, portanto menos risco. aumenta ou diminui a oferta, a demanda aumenta, e consequentemente, a taxa de juros aumenta. É um dos motivos para a taxa de juros elevada no Brasil. também gera maior segurança @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 429.
Por isso o governo está incentivando a aquisição de veículos automotores no Brasil. se formos fazer uma análise histórica, continua sendo num patamar muito mais elevado do que há cinco anos, mas nos últimos seis meses ocorreu uma redução da venda de veículos.
Que impacto que essa indústria tem no mercado? é uma indústria representativa no mercado? gera muito emprego, gera movimentação financeira, é uma cadeia muito grande ou não? é um setor que consegue ter muita força. Por que será? Provavelmente consegue ter muita força... brincadeira de criança e xuxa. Para explicar a força de um setor econômico no mercado é saber quem tem dinheiro. #################### o setor consegue fazer um lobby muito forte perante o Estado. Mas por quê? ele continua sendo um setor relevante na economia? Claro. É o principal setor da economia brasileira? Nunca, nem de perto. Já foi mais relevante do que hoje? sim, muito mais. mas hoje não mais. não só no Brasil, mas no mundo. Sempre relevante, mas nunca o mais relevante. Um setor muito mais relevante do que o setor automotivo é o setor de alimentos. e por que tem menos força do que o setor automotivo? Porque é menos concentrado. É uma concentração de capital. Na verdade, quantas indústrias automotivas temos no mundo, internacionais? umas vinte com relevância. No passado recente talvez tivéssemos dez, quinze. Vimos crescimento recente na Ásia. Japão, Coreia e China, nesta ordem. Por outro lado, o setor de alimentos: quantas transnacionais. Nestle, Dreyfus... $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ e temos uma grande descentralização no mercado local. isso gera perda de poder relativo. perda de competitividade? Não necessariamente. Mas em determinado mercado em determinado espaço sim.
O professor tem alguns clientes no setor de alimentos. setor de macas que fizeram um instrumento de concentração empresarial. hoje detêm 90% da maça comercializada no Brasil. isso não é cartel não? pode ser feito? parece que sim. quando o professor analisa, por outro lado, se juntar Carrefour, walmart e Extra, esses três têm 70% da distribuição de alimentos no Brasil. os caras contrataram o professor para resolver isso: caracterizar como não cartel. Quer provar que a elasticidade preço-consumo é muito grande. E que, aí, se eles detêm 90% da maça comercializada no Brasil, isso é relevante. O consumidor só deixaria de consumir maca e passaria a outra fruta. O mercado relevante deixaria de ser o de maca e passaria a ser de outras frutas. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 1406. É um setor que, se não concentrar, irá morrer por causa da concorrência internacional. até 15 anos atrás, a maca no Brasil era importada.
Mostramos que esse é um setor de 1 bilhão de dólares por ano no Brasil, mais ou menos. Para concentrar, problemas. O setor financeiro e o setor automotivo podem se concentrar porque não há problema nenhum. E, concentrados, eles terão mais força perante o Estado.
Desindustrialização: está acontecendo? Professor diz que não. na vida inteira, a sociedade transferiu parte de sua renda para a indústria, para tentar transformar o Brasil num país industrial. E não consegue virar verdadeiramente industrial porque são altamente incompetentes. Se acostumaram a mamar na teta do Estado. Se deu lucro, é deles, e se deu prejuízo, estatize-se. não precisaram ser competitivos. Alguns setores, hoje, são altamente competitivos, porque eram menos relevantes para a economia brasileira, e nunca tiveram essa ajuda. E aí conseguiram se desenvolver, e conseguiram ser competitivos. Há setores, sim, morrendo, porque não são competitivos. Ou então o Estado irá bancar, subsidiar o setor e irá manter. Não devemos fazer isso porque não poderemos brigar na OMC.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 1818. Mas se pegarmos o pib brasileiro e descontar o crescimento do preço das commodities no mercado nacional, tanto agrícolas, @@@@@@@@@@@@@@@@@@@, aí a indústria volta a ter seus 24%. Na verdade, então, outros setores cresceram mais rápido. E cresceram mais rápido talvez porque sejam mais competitivos ou porque o preço no mercado internacional está sobrevalorizado.
E por que essa choradeira? Para receber o subsídio! O melhor dinheiro é o que vai e não volta.
Quando temos um carro chinês e o governo determina que o IPI do importado passará para tantos %, e o reduzido no Brasil terá redução de IPI, isso é construir um discurso nacionalista. A associação de importadores de veículos já fez a conta: @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 2030. E onde o salário é mais alto? Na distribuição! então, na verdade, o que se está fazendo é concentrar renda no mesmo lugar onde a renda sempre foi concentrada: São Paulo.
Transporte de mercadoria no Brasil: rodoviário. Começamos a vender caminhões com duas carrocerias. Professor já viu com quatro, na região de produção de grãos. Trem em rodovias. O custo é alto, o risco é grande, o desperdício também. Ele trabalhava perto do ex-ministro Reinold Stephanes, que o disse que foi ali no Paraná, e, na volta para Curitiba, viu que estrada estava branca. Soja caindo dos caminhões. Não tem solução. Seria mudar o tipo de transporte. Ou fluvial ou ferroviário. Tem alguém que não sabe disso? concentração do setor automotivo! São os financiadores de campanhas. No caso da infraestrutura, quando isso irá mudar? Quando o prejuízo para a sociedade brasileira for maior do que o valor vinculado à atividade. Expliquemos: quando você tiver uma economia em volta, em diferentes setores econômicos muitas vezes maior do que este setor específico, aí mudará. Só muda quem financia o sistema. Hoje, quem financia, um dos setores é o setor automotivo. ####################. Quando houver um grande prejuízo no setor de distribuição, aí comecará a mudar.
Outro caminho, mais correto, seria a organização da sociedade civil, com o mínimo de capacidade intelectiva, já que um monte de oreia seca não pode fazer muita coisa, aí sim a sociedade irá cobrar. Claro que sempre terá que haver uma liderança, porque tropa sem comando não funciona. Quando tiver essa base organizacional, aí sim mudará. Europa: está quebrada, certo? Mas não quebra! Por quê? falência do estado do bem estar social.
Então esse setor é altamente organizado, estruturado, ainda que não represente, em números absolutos, o maior deles. O maior é o petroquímico, e o segundo é o financeiro. Foi o primeiro a se internacionalizar. depois buscou o processo globalizador, juntamente com o setor de petróleo. O que conseguiram com isso? informação. É o que vale mais dinheiro hoje. qualquer problema que ocorre no mundo é primeiramente conhecido pelo setor automotivo. Um executivo da GM tem muita informação sobre o mundo. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 3630. Conseguimos obter também, depois que ele já tem a informação dele. Ele já tomou a decisão dele, já gerou o efeito no mercado e só então vamos saber. Consigo saber até meia hora depois dele, mas a decisão já foi tomada. Então eles conseguem ter uma estrutura muito bem conformada no mercado, e com isso conseguem ter força.
Quando começamos a ver isso, vemos que, no mercado especificamente brasileiro, ninguém mais compra carro, mas sim crédito. como assim? Porque a maior parte, o maior volume de negócios praticados são a termo, e não a vista. E não com recurso próprio, mas de terceiros. financia-se o troço, paga em 483 vezes, e @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 3823. Esse bem, o veículo automotor de passageiros, era um bem de investimento, um bem imobilizado, e hoje se converteu num bem de consumo. Hoje, em bem de uso, mais do que de consumo.
No início da década de 90, Renault lançou um carro chamado Twingo, e lançaram com a intenção de que você pagasse um valor mensal, como se fosse um arrendamento, com design moderno e de mau gosto (mau gosto também é gosto), e havia algo assim: no final você poderia adquirir, mas o valor residual era muito grande, então quase ninguém queria; e @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 4028. Foi ao extremo. No fundo, a Renault @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 4047. 20 anos depois que alguém no Brasil falou disso. de certa forma, isso aconteceu. É um mercado não de aquisição de bem, ainda que juridicamente seja, mas sim de utilização de bem. quase que um arrendamento. Antes de adquirir definitivamente a propriedade, você transfere e compra outro. E nos enganamos.
41-44: técnicas do professor. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@
4751: é o entendimento perfeito de que esse mercado não é mais de aquisição, mas de uso. Pago um valor X para usar. Quando não quiser mais, pagarei o mesmo X para usar um outro.
E por que chegou-se à conclusão de que esse era o caminho? O consumidor não passa de um imbecil. Claro que foi a indústria, que notou que carros que duram 20 anos e não fizer incorporações tecnológicas, o mercado irá saturar. O que o setor automotivo pensou: aumentar a base, e mesmo que alguém não tenha recursos definitivamente para adquirir, tenho que aumentar a base, e diminuir a vida útil. Como faço isso? aumentando crédito, reduzindo a taxa, e fazendo incorporações tecnológicas que gerem ansierdade para substituição.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 52-53. Quem pos na boca dele foi a montadora. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Para concluir esta introdução: o lobby é ruim? É imoral, claro. Mas não há democracia representativa que funcione sem lobby. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 5503. Ainda carregamos, com muita profundidade, esse resquício de moralidade judaico-crista. #################### @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ até 5605. O entendimento é que essa é uma forma válida de organização social. forma organizada de pressão e argumentação da sociedade civil sobre o poder posto. Deve existir sobre os Poderes Executivo e Legislativo, mas não no Judiciário.

   

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