domingo, 10 de maio de 2015

A contestação na prova da 2ª fase da OAB (direito do trabalho)



A contestação na prova da 2ª fase da OAB (direito do trabalho)

Publicado por Carlos Augusto - 1 ano atrás

Mais uma segunda fase se aproxima. Conforme mencionei no artigo anterior, 3 são as principais peças: Petição Inicial da reclamação trabalhista, Contestação e Recurso Ordinário.
Neste artigo quero destacar os principais pontos da Contestação, cuja previsão encontra-se no artigo 847 da CLT e artigo 300 e seguintes do CPC.
Na contestação é aplicável o princípio da eventualidade, onde todas as questões processuais e de mérito serão apresentadas em uma única vez.
A contestação será dividida em:
  1. preliminar (ou objeções processuais);
  2. prejudicial de mérito e;
  3. mérito.
As preliminares ou objeções processuais são as matérias nas quais, se acolhidas, implicarão em extinção dos pedidos sem resolução do mérito. São defesas contra o processo ou contra a ação. As hipóteses estão no artigo 301 do CPC.
As prejudiciais de mérito são as matérias nas quais, se acolhidas, implicarão em extinção dos pedidos com resolução do mérito. É a hipótese de prescrição ou decadência.
Já o mérito, trata-se do pedido formulado, onde a sua apreciação implicará em uma sentença de procedência total, procedência parcial ou improcedência. A compensação é matéria de defesa (art. 767CLT).
Compete a reclamada arguir em preliminar: (art. 301 CPC)
1 – inexistência ou nulidade da citação – no processo do trabalho a citação deve ocorrer até 5 dias antes da audiência (art. 841CLT).
Súmula 16 TST – Presume-se recebida a notificação 48 (quarenta e oito) horas depois de sua postagem. O seu não-comparecimento ou a entrega após o decurso desse prazo constitui ônus de prova do destinatário.
2 – incompetência absoluta – trata-se de incompetência em razão da matéria. (art. 114 da CF);
3 – inépcia da petição inicial – o parágrafo único do artigo 295 do CPC indica as hipóteses de inépcia da inicial;
4 – litispendência - Há litispendência quando se repete a ação, que está em curso, com as mesmas partes, mesma causa de pedir e o mesmo objeto;
5 – coisa julgada - Quando se repete em uma ação os mesmos pedidos já decididos por sentença de mérito.
6 – conexão – quando uma ação tem o mesmo objeto ou a mesma causa de pedir (art. 103CPC);
7 – continência – quando entre duas ou mais ações haja identidade de partes e de causa de pedir, sendo que o objeto de uma abrange as demais (art. 104CPC);
8 – incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização;
9 – convenção ou arbitragem;
10 – carência de ação – é a forma técnica de dizer que o autor não preenche as condições da ação, que são: legitimidade de parte, interesse processual e possibilidade jurídica do pedido (art. 267, VI CPC);
O acolhimento da preliminar implica em extinção dos pedidos sem resolução do mérito. (art. 267 do CPC).
As prejudiciais de mérito são a prescrição e a decadência.
Prescrição não se alega em preliminar, eis que se conhecida, será julgado extinto o feito, COM julgamento do mérito (art. 269, IVCPC).
Também é certo inserir a prescrição como MÉRITO, mas NUNCA como preliminar.
Em que pese o disposto no art. 219, § 5º do CPC, a prescrição DEVE ser alegada na defesa.
Havendo ou não preliminar, a reclamada deverá se manifestar sobre todos os fatos narrados na petição inicial, sob pena de presumir-se verdadeiros os fatos não impugnados (art. 302CPC).
Depois da contestação só será lícito deduzir novas alegações quando:
(I) relativas a fatos supervenientes;
(II) competir ao juiz conhecer delas de ofício;
(III) por expressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e juízo. (art. 303 CPC).


Roteiro da petição
Endereçamento: designação do juiz da vara do trabalho.


Ex: Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz da ___ Vara do Trabalho de ___________ ou Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da __ Vara de ____________

Autos no_____

Preâmbulo: qualificação da reclamada:

Reclamada: nome, CNPJ, endereço com CEP,.
Advogado: nome, endereço com CEP, nº OAB
Ex: ________, empresa com sede (endereço), inscrita no CNPJ nº ____, via de seu advogado, procuração anexa (doc...), que receberá as intimações deste feito no (endereço), respeitosamente, vem ante Vossa Excelência, com base nos artigos 847 da CLT c/c art. 300 do CPC, nos autos da reclamação que move ___, apresentar sua CONTESTAÇÃO, pelas razões de fato e de direito que a seguir passa a expor:

Resumo da inicial: aqui a reclamada deverá fazer um resumo em no máximo 2 parágrafo da inicial.
Ex: Em razão do contrato de trabalho que perdurou de 04/12/95 até 04/10/04, quando houve a rescisão por despedida imotivada, ajuíza o reclamante a presente ação, distribuída em 05/12/05, sob o argumento de que é detentor de doença profissional, onde pleiteia, com base em norma coletiva, dentre outros direitos: (a) declaração da nulidade da dispensa; (b) reintegração, com pagamento das verbas vencidas e vincendas; (c) sucessivamente, pleiteia indenização do período de estabilidade e (d) multa do artigo 477 da CLT.
Entretanto, razão não lhe assiste devendo ser julgados IMPROCEDENTES todos os pedidos, senão vejamos:

Das preliminares ou das objeções processuais: antes de enfrentar o mérito, a reclamada deverá argüir preliminares, onde irá requerer a extinção dos pedidos sem resolução do mérito. Cada preliminar deverá ser alegada em um capítulo
Ex: - da ilegitimidade de parte
...
- da inépcia da petição inicial por falta de pedido
...
- da inépcia da petição inicial por falta de causa de pedir
...
Da prejudicial de mérito: antes de enfrentar o mérito, deverá verificar se não há prescrição parcial ou total. Deverá ser invocado os artigos , inciso XXIX da Constituição Federal e o artigo 11 da CLT.
- da prescrição
Por primeiro, com fulcro no artigo , inciso XXIX da Constituição Federal e artigo 11CLT, requer seja julgado prescrito eventuais direitos devidos ao reclamante que se encontrem no período anterior a 5 anos do ajuizamento desta ação, ou seja,..., devendo assim, ser julgado extintos com julgamento do mérito referidas verbas.
Do mérito: o mérito será dividido em tópicos. Cada tópico corresponde a um pedido da inicial.
Antes de iniciar os tópicos, poderá haver uma introdução, conforme exemplo abaixo.
Ex:
Do mérito
Se vencidas as preliminares argüidas, passa a reclamada a enfrentar o mérito da causa, onde melhor sorte não assiste ao reclamante, devendo ser julgados IMPROCEDENTES todos os pedidos formulados na presente ação, conforme abaixo passa a expor:
- das horas extras
...
- do intervalo intrajornada
...
Se for o caso, deverá ser requerido a compensação, com base no artigo 767 da CLT.
Ex: Por fim, em sendo deferido qualquer verba ao reclamante, o que se admite apenas em prol da eventualidade, requer, nos termos do artigo 767 da CLT, a compensação dos valores pagos ao reclamante sob a mesma rubrica.
Dos requerimentos: Para finalizar deverão ser feitos requerimentos a fim de que sejam acolhidas as preliminares e a prescrição, bem como de improcedência. Além disso, também deverá haver requerimento de produção de provas.
Ex: Diante de todo o exposto, é a presente para requerer sejam acolhidas as preliminares arguidas, a fim de julgar extinto os pedidos sem resolução do mérito. Se superadas, quanto ao mérito requer seja acolhida a prescrição quinquenal e julgados IMPROCEDENTES todos os pedidos da presente reclamação.
Requer o direito de produzir as provas em direito admissíveis, sem exceção, especialmente pelo depoimento pessoal do reclamante, pena de confissão, oitiva de testemunhas, juntada de documentos, perícia e todas as demais que se fizer necessário.
Local e data
Para finalizar, é necessário colocar local e data.
Ex: Nestes termos,
pede deferimento,
______, ___, _____ de _____
Advogado
OAB____
Finalizo este artigo desejando a todos uma excelente prova.

http://prepara.saraiva.com.br/
Advogado; Mestre em direito do trabalho pela PUC-SP; Coordenador e professor do curso de pós-graduação em direito do trabalho da Escola Paulista de Direito – EPD; Professor convidado dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e da Escola Paulista de Direito – ESA. V...


Nenhum comentário:

Postar um comentário